Cana-de-açúcar: 90 usinas do centro-sul já estão em plena atividade

Publicado em 14/04/2011 13:38 385 exibições
 Mesmo em condições muitas vezes precárias de moagem, em grande medida devido a dificuldades causadas pela estiagem na segunda metade de 2010, 90 usinas de processamento de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do País anteciparam seus trabalhos e deram início à moagem antes mesmo da
abertura oficial da safra 2011/2012. A cerimônia de abertura oficial da safra foi realizada este ano na Usina Santa Luzia, da ETH Bioenergia, localizada em Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul.
Cerca de metade das usinas já em atividade estão no estado de São Paulo, que responde por mais de metade de toda a cana produzida no Brasil. Segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), além das 90 usinas já em funcionamento, outras 195 darão início à moagem na segunda quinzena de abril, com mais 50 iniciando suas atividades na primeira metade de
maio, para um total de 335 unidades ativas até a metade do mês.
"O que assistimos até aqui foi um esforço enorme de todo o setor, contribuindo para a estabilização da oferta e do abastecimento, tanto do etanol anidro quando do hidratado, neste período crítico de final da entressafra e início da nova safra," afirmou o presidente da UNICA, Marcos  Jank. Em discurso durante o evento, ele frisou a importância da criação de condições que permitam uma retomada decisiva do crescimento no setor sucroenergético brasileiro:
"O setor vinha crescendo 10% ao ano até a crise global de 2008, que  impactou fortemente nossas empresas. De lá para cá, crescemos apenas 3% ao ano, o que é insuficiente para atender a demanda crescente, particularmente com a venda aquecida de carros novos," disse Jank.
Para ele, o grande desafio é crescer de forma regular e sustentável, sem  volatilidade ou os solavancos que tem marcado a história do setor. "O  importante é definir quais as políticas mais adequadas para garantir o crescimento harmônico de uma indústria que gera uma fabulosa gama de
benefícios para o País. Certamente a solução não está em medidas punitivas, que engessariam o setor e inibiriam investimentos," concluiu Jank.
Também participaram do lançamento oficial da safra o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Luiz Custódio Cotta Martins; o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (BioSul), Roberto Holanda; e o presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich. O evento foi realizado
pela ETH em parceria com o governo do MS, com apoio da UNICA, do Fórum Nacional
Sucroenergético e da Biosul.
No final de março, a UNICA, em conjunto com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), demais sindicatos e associações de produtores de etanol e açúcar da região Centro-Sul, anunciou sua estimativa para a safra 2011/2012.
A projeção aponta para uma moagem de 568,50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 2,11% em relação ao total processado na última safra, que foi de 556,74 milhões de toneladas.
Fonte:
Unica

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário