Santa Terezinha prevê oferta apertada até 2013

Publicado em 02/08/2011 07:45
Umuarama (PR) - O aumento na oferta de etanol passa, necessariamente, pela formação de novos canaviais ou pela a reforma dos que já existem. O problema é que faltam linhas de créditos para o setor, considera Paulo Meneguetti, um dos diretores do grupo Santa Terezinha, sede em Maringá. O governo acena com essa possibilidade para os próximos meses, mas segundo o dirigente, mesmo que isso ocorra, não deve impactar na próxima safra. Para ele, os riscos de desabastecimentos tendem a continuar até 2013.

Um dos maiores grupos do setor sucroenergético do país, atrás apenas das gigantes Cosan, Bunge e LDC-SEV (associação da francesa Louis Dreyfus com a Santelisa Vale ), o Santa Terezinha teve quebra de 6% na produção de cana neste ano devido à estiagem registrada no segundo semestre do ano passado. Com 50% da área colhida, espera repetir a moagem do ano passado, de 16 milhões de toneladas. O temor, contudo é de que a quebra seja ampliada até o final da safra por causa das geadas que danificaram parte das plantações nos últimos dois meses.

Na avaliação de Menegetti, o ideal é renovar entre 18% a 22% dos canaviais todos os anos, mas em função da baixa rentabilidade e da falta de incentivos governamentais, nos últimos três anos quase não houve investimentos nos canaviais. Atualmente, o grupo possui 280 mil hectares plantados com cana no Paraná. Desse total, 240 hectares estão em produção e o restante é plantação nova. Pelo menos 44 mil hectares estão em reformas neste ano.

Mix de produtos

A reação no preço do etanol veio junto com a redução na produção, o que limitou o aumento do faturamento da empresa. Segundo Meneguetti, as cotações praticadas atualmente cobrem os custos de produção, mas não são elevadas o suficiente para gerar caixa excedente e possibilitar novos investimentos. O grupo mantém, nos últimos anos, a proporção de 70% da matéria-prima destinada para a produção de açúcar e 30% para o etanol. “Mudar esse quadro exige investimento alto e, por isso, não está nos planos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário