Safra 2011/12 de etanol será a menor em três anos no Paraná

Publicado em 02/08/2011 07:47
A falta de investimentos no setor canavieiro e o clima negativo deste ano vão colocar a safra de etanol 2011/12 como a pior dos últimos três anos no Paraná. Levantamento da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar) mostra que o estado colheu 45,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2009. A safra recuou a 43,3 milhões de toneladas em 2010 e, na atual temporada, a associação estima que a produção seja ainda menor.

Desde o ano passado, a produção estadual de etanol não é suficiente para abastecer o mercado interno, revela o superintendente da Alcopar, José Adriano Dias. Ele lembra que, até pouco tempo atrás, o Paraná exportava o combustível para outros estados, mas agora precisa importar. “O déficit é tão grande que estamos precisando trazer o produto de São Paulo para suprir nossa demanda doméstica, o que antes não acontecia”, pontua.

“Não temos investido nos canaviais nos últimos anos e, em razão disso, nossos canaviais estão velhos e pouco produtivos”, justifica o dirigente. De acordo com estimativa da associação, dos 700 mil hectares de cana cultivados atualmente no Paraná, aproximadamente 350 mil estão envelhecidos - ou seja, não foram renovados nos últimos anos. Considerando que o valor para replantar um hectare de cana pode chegar a R$ 7 mil, o estado precisaria de R$ 250 milhões para renovar canaviais, calcula o superintendente da Alcopar. Ele explica que só assim seria possível aumentar a produtividade das lavouras nos próximos anos.

“O governo diz que vai disponibilizar recursos para o setor neste ano, mas por enquanto ainda não liberou nada. Mesmo se o crédito fosse disponibilizado agora, precisaríamos de mais de três anos para concluir o processo de renovação das lavouras. Ou seja, antes de crescer, a produção paranaense ainda deve recuar mais um pouco nas próximas safras”, prevê Dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário