Produção de cana-de-açúcar terá incentivo

Publicado em 30/08/2011 16:49
Secretário de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, diz que é preciso equilibrar a oferta entre açúcar e etanol
O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone, afirmou que o governo vai adotar, em breve, medidas de incentivo fiscal para os produtores de cana-de-açúcar que produzam etanol. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva para divulgar o segundo levantamento da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizada nesta terça, dia 30 de agosto.

As medidas complementam o Plano Agrícola 2011/2012, que incluiu uma linha de crédito de R$ 1 milhão, por produtor, durante quatro anos, para renovação de canaviais. “Os canaviais, por parte dos produtores individuais, já foram contemplados, mas entendemos que também é preciso renovar os referentes às usinas”, explicou Bertone.

Segundo Bertone, as medidas, em estudo pelo governo, incluem a concessão de crédito presumido de PIS/COFINS – na prática, uma redução do tributo – para a cana destinada ao etanol. O mesmo benefício já existe para a produção de açúcar. “Vamos nos concentrar em medidas que aumentem a competitividade e reduzam os custos de produção do etanol. É compromisso do governo federal discutir equalização das alíquotas de ICMS nos estados produtores para dar competitividade ao setor”, afirmou. Qualquer mudança nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, no entanto, depende de decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

As medidas foram discutidas ontem, segundo o secretário, em reunião no Palácio do Planalto. Depois da reunião, o governo anunciou que vai reduzir de 25% para 20% a proporção da mistura de etanol anidro na gasolina a partir de 1º de outubro.

Expectativas

O secretário de Produção e Agroenergia disse que as expectativas de produção para o próximo ano são de normalização da safra. “Esperamos que a safra seja normal, mas vai depender muito do clima do próximo ano”, afirmou. O secretário também explicou que já há uma retomada no interesse de instalação de novas plantas produtoras. Os novos investimentos devem contemplar a produção dos três subprodutos da cana - o álcool anidro, o hidratado e o açúcar.

Importação e exportação

Em relação à importação de etanol, Manuel Bertone afirmou que foi preciso importar etanol, mas o objetivo do governo é aumentar a produção com novos investimentos.  “O objetivo é ter novas indústrias, cerca de 15 unidades por ano, produzindo de 3 a 4 milhões de toneladas por unidade. Este é um crescimento que hoje a gente não está vendo se concretizar”, explica. Segundo ele, a medida de redução do etanol na mistura da gasolina anunciada ontem pretende diminuir a demanda por álcool anidro em 160 milhões de litros por mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Quem deve estar rindo e "sórrindo" por dentro e por fora deve ser o Bush que foi quase ridicularizado em nome dos americanos quando esteve no Brasil por causa do etanol de milho deles. Além disto foi muito questionado que a importação pelos americanos devesse ficar livre de uma sobretaxa de 54 centavos de dólar por galão de 3,784 litros e que nada mais era do que o subsidio concedido aos consumidores de lá... Eu aproveito para COBRAR todos os idiotas antiamericanos daquela ocasião e também de hoje. Bem feito!!! Um dia destes vão dar razão a ele também por não ter ratificado o Protocolo de Quioto. Ainda bem que 2012 está chegando e esta baboseira não será renovada.

    0