Relação etanol/gasolina em SP fecha setembro em 70,83%

Publicado em 05/10/2011 07:12 136 exibições
A relação entre o valor médio do etanol e o preço médio da gasolina atingiu o pico dos últimos cinco meses em setembro em São Paulo, ultrapassando a marca de 70%, ao ficar em 70,83%. A informação foi dada hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em agosto, esta relação estava em 68,75%. Em 2011, o resultado de setembro é o mais alto desde abril, quando a relação alcançava 80,80% - o pico do ano até agora.

Segundo especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina.

A relação entre o etanol e a gasolina apurada pela Fipe levou em conta o comportamento dos preços dos combustíveis no período de 30 dias encerrado no último dia de setembro. No mês passado, com base no levantamento do IPC, o valor médio do etanol subiu 3,40%, enquanto o preço médio da gasolina mostrou avanço de 0,37% nos postos da cidade de São Paulo.

Em outro tipo de levantamento feito pela Fipe, que leva em conta a relação entre o etanol e a gasolina semanalmente, a Fipe informou que a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou o nível de 70,59% na quarta semana de setembro, ante 70,82%% na terceira semana do mês, e 69,64% na quarta semana de agosto, na cidade de São Paulo.

Fonte:
Agência Estado

0 comentário