Clima: Período sem chuvas a partir do dia 8 de outubro em áreas produtoras do Brasil, mostram tendências do Inmet

As chuvas devem diminuir em importantes áreas produtoras do Brasil a partir do dia 8 de outubro, segundo tendências do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Conforme previsto anteriormente, já começou a chover nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mas os volumes mais altos devem ocorrer mesmo a partir da primeira semana de outubro favorecendo o início do plantio da safra de verão e beneficiando o desenvolvimento dos cafezais para a próxima temporada.
Depois disso, o tempo deve ficar aberto nessas regiões, segundo Instituto. "Os produtores têm uma notícia boa e uma ruim. As chuvas na primeira semana de outubro serão boas e em forma de pancadas. Mas a partir do dia 8 de outubro o tempo volta a ficar mais aberto. Uma nova frente fria deve voltar às áreas produtoras somente no dia 15", afirma Manoel Rangel, meteorologista do Inmet. Esse tempo sem instabilidades no cinturão produtivo do país será de transição entre uma frente fria e outra.
Rangel destaca que as tendências meteorológicas são mais suscetíveis a mudanças. A certeza mesmo, até o momento, é das chuvas fortes, com acumulados de até 50 milímetros, na primeira semana do mês.
Veja o satélite com previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (30 de setembro a 06 de outubro):

Fonte: Inmet
Veja o mapa de precipitação acumulada de quinta-feira (28):

Fonte: Inmet
Veja ainda:
» Café: Chuvas chegam ao cinturão produtivo do Brasil, mas não devem reverter perdas dos últimos meses
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Drones, IA e tinta branca: Europa age para proteger infraestrutura do calor
Norte: calor antecipado favorece retorno das chuvas, mas El Niño aumenta risco de irregularidade
Calor avança sobre o Nordeste e El Niño acende alerta para a próxima safra no Matopiba
Calor ganha força no Centro-Oeste e produtor deve redobrar atenção com as primeiras chuvas do plantio
Sudeste terá tempo firme e calor em alta; produtor deve planejar o plantio diante dos efeitos do El Niño
El Niño muda o cenário no campo: Sul terá semanas de chuva frequente e risco para lavouras de inverno