StoneX reduz previsão de safra de trigo do Brasil, mas ainda vê recorde

Publicado em 16/08/2023 13:38 e atualizado em 16/08/2023 15:31

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de trigo do Brasil 2023/24, cuja colheita está começando, está estimada em recorde de 11,19 milhões de toneladas, ainda que os números apontem para uma produção abaixo das projeções iniciais, afirmou nesta quarta-feira a consultoria StoneX.

A estimativa de produção foi reduzida em 2,3% ante a previsão de julho, mas ainda deverá superar ligeiramente o recorde do ano passado, de 11,14 milhões de toneladas.

"O principal responsável por essa queda da produção esperada foi o ajuste da área plantada do Rio Grande do Sul para baixo, com a queda acentuada das cotações tendo influenciado o plantio em algumas regiões do Estado, desestimulando parte dos produtores", disse a StoneX.

O Rio Grande do Sul foi o maior produtor de trigo do Brasil no ano passado.

"Pelo lado da produtividade, houve estabilidade, com as perspectivas se mantendo bastante positivas", acrescentou a StoneX.

A importação de trigo pelo Brasil foi estimada em 5,77 milhões de toneladas em 23/24, estável ante julho, mas crescimento de 27,9% ante 22/23.

Já a exportação do cereal pelo Brasil em 23/24 foi prevista em 2,49 milhões de toneladas, ante 2,24 milhões na previsão de julho e 2,66 milhões de toneladas em 22/23.

"O balanço de oferta e demanda da safra 2023/24 trouxe um recuo na estimativa de estoques finais, que ficou em 1,46 milhão de hectares. Esse resultado foi influenciado tanto pela queda na produção esperada para o ciclo em andamento, quanto pelo aumento estimado para as exportações, além dos estoques iniciais mais baixos", afirmou.

Segundo a consultoria, após a finalização do ano-safra 2022/23 (agosto a julho), identificou-se um número de importação "um pouco abaixo do que o esperado anteriormente", impactando a oferta e os estoques finais do ciclo passado, com reflexos também na safra nova.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário