Putin diz que Rússia e Bahrein planejam criar centro de comércio de trigo
![]()
SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA (Reuters) - A Rússia, maior exportadora de trigo do mundo, e o Bahrein planejam criar um centro de comércio do produto no Golfo Pérsico, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira.
Putin discursava em um fórum econômico em São Petersburgo, em um painel ao lado do conselheiro de Segurança Nacional do Bahrein, Nasser bin Hamad Al Khalifa.
"Nós, juntamente com nossos amigos do Bahrein, estamos planejando criar um centro inteiro para o fornecimento de trigo da Rússia", disse Putin.
"Gostaria de lembrar que a Rússia ocupa, com segurança, o primeiro lugar no mundo em vendas de trigo no mercado global. Muitos países do mundo árabe estão muito interessados nisso. Passo a passo, caminharemos nessa direção", disse Putin.
Egito, Arábia Saudita e Argélia estão entre os maiores compradores de trigo da Rússia, que é exportado pelos portos russos no Mar Negro.
O fornecimento direto de trigo russo frequentemente enfrenta dificuldades logísticas e problemas de pagamento, devido às sanções ocidentais ao transporte e aos bancos russos.
A ministra da Agricultura, Oksana Lut, disse mais cedo nesta sexta-feira que a Rússia pretende exportar 45 milhões de toneladas de trigo na próxima temporada de comercialização, que começa em 1º de julho, um pouco mais do que na temporada atual.
(Reportagem de Vladimir Soldatkin; texto de Gleb Bryanski)
0 comentário
Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina
Trigo fecha em baixa em Chicago diante da abundante oferta mundial
Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t
Safra de trigo da Argentina deve atingir recorde de 25,5 mi t, diz bolsa
União Europeia aumenta estimativas de safras de trigo e milho