Putin diz que Rússia e Bahrein planejam criar centro de comércio de trigo

Publicado em 20/06/2025 17:51 e atualizado em 20/06/2025 18:31

Logotipo Reuters

SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA (Reuters) - A Rússia, maior exportadora de trigo do mundo, e o Bahrein planejam criar um centro de comércio do produto no Golfo Pérsico, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira.

Putin discursava em um fórum econômico em São Petersburgo, em um painel ao lado do conselheiro de Segurança Nacional do Bahrein, Nasser bin Hamad Al Khalifa.

"Nós, juntamente com nossos amigos do Bahrein, estamos planejando criar um centro inteiro para o fornecimento de trigo da Rússia", disse Putin.

"Gostaria de lembrar que a Rússia ocupa, com segurança, o primeiro lugar no mundo em vendas de trigo no mercado global. Muitos países do mundo árabe estão muito interessados nisso. Passo a passo, caminharemos nessa direção", disse Putin.

Egito, Arábia Saudita e Argélia estão entre os maiores compradores de trigo da Rússia, que é exportado pelos portos russos no Mar Negro.

O fornecimento direto de trigo russo frequentemente enfrenta dificuldades logísticas e problemas de pagamento, devido às sanções ocidentais ao transporte e aos bancos russos.

A ministra da Agricultura, Oksana Lut, disse mais cedo nesta sexta-feira que a Rússia pretende exportar 45 milhões de toneladas de trigo na próxima temporada de comercialização, que começa em 1º de julho, um pouco mais do que na temporada atual.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin; texto de Gleb Bryanski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário