USDA ainda espera divulgar relatórios apesar de paralisação do governo dos EUA

Publicado em 03/01/2019 10:20

LOGO REUTERS

Por Julie Ingwersen

CHICAGO (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos decidirá na sexta-feira se adiará uma série de importantes relatórios de safras cuja divulgação estava agendada para 11 de janeiro, disse o economista-chefe do USDA, Robert Johansson, à Reuters na quarta-feira.

A agência havia dito anteriormente que os relatórios poderiam ser suspensos em vista da paralisação parcial do governo dos EUA, preocupando os comerciantes de grãos que aguardam pelos dados.

A paralisação, que entrou em seu 12º dia na quarta-feira, já levou o USDA a suspender os relatórios diários e semanais de vendas de exportação.

O relatório mensal de oferta e demanda do USDA é considerado pelos comerciantes como o padrão para previsões de safras. Sua divulgação, em torno do dia 10 de cada mês, muitas vezes mexe com os preços dos futuros de grãos na Bolsa de Chicago.

Os dados do próximo relatório mensal refletirão a visão do USDA sobre o tamanho projetado dos estoques de soja dos EUA após uma safra recorde e uma guerra comercial com a China, maior compradora mundial da oleaginosa, que desacelerou as exportações dos EUA.

O relatório incluirá a mais recente correção do USDA em tudo, desde a produção de milho e soja no Brasil e na Argentina, os principais exportadores, até as exportações de trigo projetadas nos principais fornecedores, como Rússia, União Européia, Argentina e Austrália.

"Neste momento, ainda temos tempo para concluí-lo (o relatório), se tivermos uma retomada do financiamento (às atividades do USDA). Ainda esperamos por isso", disse Johansson em uma entrevista.

Se o governo ainda estiver paralisado na sexta-feira, no entanto, o USDA irá adiar os relatórios, segundo ele.

"Levamos um tempo para juntá-los. Então mesmo que nós tenhamos os recursos na semana que vem...nós ainda precisaríamos de algum tempo para juntar as análises e os relatórios e divulgá-los", explicou Johansson.

Nesse caso, os relatórios seriam divulgados em uma data posterior, disse ele, dependendo de quão cedo os funcionários do USDA voltarão ao trabalho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário