Oeste da Bahia: Chuvas voltam, mas não recuperam prejuízos na soja

Publicado em 03/02/2017 13:12
Confira a entrevista de Cristina Queiroz - Rural tecnologia
Em Jaborandi-BA, as perdas são significativas e tem lavouras que podem computar perdas de até metade da produção

Podcast

Oeste da Bahia: Chuvas voltam, mas não recuperam prejuízos na soja

Download

 

Nesta sexta-feira (3), o Crop View trouxe destaque para o Oeste da Bahia, que sofre com falta de chuvas e, consequentemente, enfrenta problemas com a safra de soja.

De acordo com uma média realizada entre os municípios de Barreiras, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luis Eduardo Magalhães, Roda Velha e São Desidério, as lavouras estão penalizadas de forma geral. Até o momento, o índice de produtividade é de, em média, 63%. Até o final da colheita, este índice deve cair para 61%, gerando uma penalização de quase 40%.

Com destaque para o município de Jaborandi, com plantio estimado em 15 de novembro, ciclo de 110 dias e uma estimativa de produção de 60 sacas por hectare, o plantio sofreu uma penalização em 15 de dezembro até o dia 1 de fevereiro, com uma seca que gerou a penalização.

Já com o plantio em 05 de dezembro, o período mais chuvoso começa a partir de agora. A penalização fica menor, com 70% de produtividade no final.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, são 30 dias grátis para experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marciano ManjaboscoThomazi

    O CropView é uma boa ferramenta; pena que as informações sobre o ciclo dos cultivares de soja plantadas em Jaborandi não estejam atualizadas. Variedades com ciclo abaixo de 125 dias não representam nem 20% do total... logo a informação dando conta que as perdas no oeste baiano são irreversíveis estão equivocadas.

    (Esclarecimento de Cristina Queiroz, da CropView): Olá Sr. Marciano boa tarde! Como nós dissemos na entrevista, foi somente uma simulação pois não temos as datas corretas de plantio, o tipo de solo e os cultivares. Se o senhor quiser nos enviar as datas de plantio, poderemos fazer a simulação com um cultivar de 130 dias em Jaborandi. Obrigada pela informação. Abraço.

    0
    • Cristina Queiroz São Paulo - SP

      Olá Sr. Marciano boa tarde! Como nós dissemos na entrevista foi somente uma simulação pois não temos as datas corretas de plantio, o tipo de solo e os cultivares. Se o senhor quiser nos enviar as datas de plantio, poderemos fazer a simulação com um cultivar de 130 dias em Jaborandi. Obrigada pela informação. Abraço.

      0
    • Armando Ayres de Araujo Posse - GO

      Concordo com o Sr. Marciano - dois fatos não foram considerados: 1- com o atraso no início das chuvas a maior (esmagadora maioria) das áreas não haviam entrado na fase reprodutiva quando houve a estiagem; 2- como costuma-se utilizar cultivares de ciclo médio/longo ainda há grande potencial de recuperação das lavouras. Desta forma, "cravar" perdas de 50% tem uma grande dose de achismo

      0
    • Armando Ayres de Araujo Posse - GO

      Corrigindo: "perdas próximas a 40%"

      0
    • Cristina Queiroz São Paulo - SP

      Sr. Armando e Sr. Marciano, gostaria de fazer uma simulação mais próxima da realidade que vocês estão nos contanto. Vocês poderiam nos enviar o ciclo em dias do cultivar plantado, a data de plantio e os municipios que vocês estão relatando? Desta forma teremos uma informação mais próxima da realidade de vocês. Muito obrigado pelos comentários! Abraços.

      0