Trânsito é liberado momentaneamente na BR-163, mas chuvaradas devem voltar

Publicado em 05/02/2018 10:55
Confira a entrevista com Gelson Dill - Vice-Prefeito de Novo Progresso/PA
Por conta das chuvas, cerca de 3.000 caminhoneiros estão parados na BR-163 na divisa do MT com o Pará

Podcast

Confira a entrevista com Gelson Dill - Vice-Prefeito de Novo Progresso/PA

Download
 

LOGO nalogo

Atualização da paralisação nesta terça-feira (6):

Podcast

Áudio do vice-prefeito de Novo Progresso (PA), Gelson Dill

Download

 

Podcast

Áudio do vice-prefeito de Novo Progresso (PA), Gelson Dill

Download

Áudio cedido por Gelson Dill

Trânsito é liberado momentaneamente

Por conta das chuvas, cerca de 3000 caminhoneiros ficaram parados na BR-163 entre o município de Novo Progresso (PA) e o distrito de Moraes de Almeida, próximos à fronteira do Pará com o Mato Grosso. Os caminhões não estavam conseguindo subir a serra para acessar o porto de Miritituba, no município de Itaituba (PA).

Gelson Dill, vice-prefeito de Novo Progresso (PA), destaca que essa situação perdurou por uma semana. Ontem (04), os caminhoneiros realizaram uma manifestação em frente ao município, colocando fogo nos pneus, para tentar chamar a atenção do Exército e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a respeito do caso.

Estes caminhonheiros enfrentaram 60 km de filas, sem acesso à alimentação e água potável. As chuvas, por sua vez, devem perdurar até sexta-feira (09) e, até o momento, nenhuma assistência por parte do Estado havia sido realizada.

O problema já ocorreu anteriormente. "Todo ano nós temos essa situação", aponta Dill. "Essa região é muito rica. Tem que ter um olhar especial". Para o vice-prefeito, algumas questões também podem ser essenciais para mitigar as intempéries, como a construção da Ferrogrão, que deve ser discutida com a sociedade, bem como a regularização fundiária de toda a região, já que a saída pelo Arco Norte é vista como uma das principais soluções para o escoamento de grande parte da soja brasileira, produzida no Centro-Norte.

Para Dill, um planejamento também deve ser feito por profissionais que tenham conhecimento da região. "O mês de fevereiro é quando mais chove nessa região sudeste do Pará", conta.

Trânsito é liberado na altura da Serra do Moraes - BR163 -  mas trecho ainda exige cuidado

Imagens feitas agora pela manhã por Gelson Dill , Vice-Prefeito de Novo Progresso-PA , mostram que o trânsito na BR-163, trecho entre  o município de Novo Progresso (PA) e o distrito de Moraes de Almeida, foi liberado pelo exército. Os caminhões conseguem passar pela rodovia sem necessidade de reboque, apesar da previsão de mais chuvas fortes na região. O trecho problemático é um aclive (morro) onde o Exército realiza obras, mas as verbas demoraram a chegar. Sem cascalhamento, a pista está escorregadia e o peso dos bi-trens pode transformar o piso num lodaçal. enquanto isso cerca de 3 mil caminhoneiros estão no trecho, sem assistencia.

Veja o vídeo: 

Imagens cedidas por Gelson Dill

Confira fotos e vídeos:

Manifestação na BR-163 Manifestação na BR-163 Manifestação na BR-163Manifestação na BR-163 Manifestação na BR-163 Manifestação na BR-163Manifestação na BR-163 Manifestação na BR-163 Manifestação na BR-163

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Helder Diniz Silva Belo Horizonte - MG

    A infraestrutura do Brasil é um fato crítico. Nossos governantes não se preocupam com o país. Poderíamos gerar mais riquezas se fossemos um país sério.

    0
  • Cesar Augusto Seronni Goiânia - GO

    Isso é uma vergonha. Um país q não dá condições para gerar riquezas.

    0
  • JACQUELINE GUADAGNIN PRIMAVERA DO LESTE - MT

    Gostaria de ver qual candidato a presidente se atreve a ir lá, sem escolta, dialogar com os caminhoneiros. Aquele que sair ileso é porque tem grandes chances de ser bom presidente!

    1