Depois da seca, chuvas fortes... E a pior das perdas: a erosão!

Publicado em 11/01/2019 08:02
Afonso Peche - Pesquisador do IAC e pHd em Solos
São milhões de toneladas de solos produtivos perdidos nas enxurradas. País descuida de seu principal legado, o solo produtivo. João Batista Olivi entrevista o especialista Afonso Peche, do IAC, no Notícias Agrícolas.

Podcast

Perdas dos solos produtivos

Download
 

LOGO nalogo

A produção da safra de verão no Brasil vive um cenário no qual estão ocorrendo perdas provocadas pelas chuvas e pela ausência delas. Mas existe ainda uma outra perda que se espalha pelas lavouras, que é a de solos produtivos.

Sendo assim, Afonso Peche, pesquisador do IAC e PhD em solos, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar a importância dessas perdas e o impacto que elas geram para a produção.

Quando a gente fala em solo produtivo, como lembra Peche, a gente fala em um solo que já foi trabalhado pelos produtores. É um produto com alto investimento. Logo, a agricultura precisa ser mais conservacionista, no sentido de entender que aquilo é um patrimônio.

As erosões, destaca o pesquisador, não são um problema de hoje. Assim, o agricultor precisa se dedicar à conservação de solos para que a sua área não fique fragilizada. É uma questão biológica - a degradação das terras é um custo a ser pago pelo próprio produtor.

Para Peche, seria necessário o trabalho em campanhas para que essas práticas fossem realizadas no campo - de preferência, durante o inverno, antes do plantio começar, efetivamente.

Assista a entrevista completa no vídeo acima.

E veja ainda a entrevista de Aleksander Horta com a especialista Marie Bartz:

>> Mesmo com plantio direto, a estiagem arrasou lavouras no PR. O que falhou?

Afonso Peche

Erosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão - Fotos enviadas por Afonso PecheErosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão - Fotos enviadas por Afonso Peche

Erosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão - Fotos enviadas por Afonso PecheErosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão - Fotos enviadas por Afonso Peche Erosão Mato Dentro - Fotos Enviadas por João Batista Olivi

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário