Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados, destaca a importância de Boas Práticas Agrícolas

Publicado em 20/09/2019 09:15
Sérgio Abud - Supervisor de Tecnologia - Embrapa Cerrados
Entrevista com Sérgio Abud - Supervisor de Tecnologia - Embrapa Cerrados

Podcast

Entrevista com Sérgio Abud - Supervisor de Tecnologia - Embrapa Cerrados

Download

LOGO nalogo

A Embrapa Cerrados é parceira da Corteva na projeto “Expedição Agricultura para a Vida”, levando conhecimento e palestras sobre Boas Práticas Agrícolas para agricultores de todas as regiões do Brasil. Sérgio Abud - Supervisor de Tecnologia - Embrapa Cerrados destaca as principais ações do projeto que acontece dentro de um caminhão intinerante envolvendo muita tecnologia, painéis e jogos educativos. 

"Esse trabalho que nós estamos fazendo aqui é um trabalho muito bom e gratificante porque nós vamos poder levar essas informações para o produtor, levar conhecimento para ele de forma aplicada, de forma que ele já possa utilizar na próxima safra, reduzindo esse impacto no custo de produção, no ambiente devido ao mau uso principalmente dos agrotóxicos, garantindo nossa segurança alimentar sem impactar na nossa produção de alimentos e também ajudando o país a produzir alimentos para o mundo todo", afirma. 

Abud destaca ainda que as ações de Boas Práticas Agrícolas debatidas durante as palestras, é importante para que os produtores consigam se preparar para possíveis problemas já na safra 2019/20, enfatizando as questões climáticas principalmente nas regiões que têm sofrido com a falta de chuva.

>>> Veja também: Caminhão itinerante leva palestra de boas práticas para produtores de todas as regiões do Brasil

"O produtor tem que estar atento para que ele não tenha problema principalmente com a época de plantio. Plantando no momento em que ele tenha boa disponiblidade de água e luz para alta produtividade é uma boa estratégia. Ele não deve fazer a semeadura rápida simplesmente porque ele quer fechar a janela de plantio", explica. Ressalta ainda que a escolha de uma genética adpatada e uma semente de alta qualidade, é fator determinante para que o produtor tenha uma alta produtividade. 

Ele ressalta também que para a safra ser positiva em todos os aspectos, é importante que o produtor esteja atento a quatro pontos dentro da lavoura, sendo eles: a construção de um solo profundo, a escolha de uma boa genética adaptada, plantio de alta qualidade e um manejo onde seja possível estabelecer plantas com muitos grãos. 

Abud destacou ainda que um dos principais assuntos abordados durante as palestras, é o controle de pragas nas lavouras. "O Brasil é um recordista na produção de alimentos, hoje nós produzimos seis vezes mais do que produziamos a 40 anos. Com essa área plantada e essa condição tropical, nós vamos ter muitas pragas, doenças e plantas daninhas no campo. Então aqui nós estamos tratando da necessidade do produtor de aumentar a resistência biótica da sua área", explica. 

Para Abud, é importante que produtor esteja atento as pragas invasoras que já estão em outros países, mas ainda não chegaram no Brasil. "Só na América do Sul nós temos 150, então se não utilizarmos essas práticas que estão sendo tratadas aqui com alta tecnologia de aplicação e preservando o meio ambiente, sem causar prejuízo pro produtor, elas chegarão e se estabelecerão", comenta. 

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário