FCStone: Confira algumas relações de troca com fertilizantes como MAP (16 sacas de soja por t) e Ureia (26 sacas de milho por t)
Podcast
Fertilizantes - Entrevista com Gabriela Fontanari - Analista de Inteligência de Mercado da INTL FCStone
Download
O segundo trimestre pode oferecer uma janela de boas oportunidades na aquisição de fertilizantes em preparação para a safra de verão, de acordo com a analista de inteligência de mercado da INTL FCStone, Gabriela Fontanari.
De acordo com ela, é preciso olhar para a demanda internacional de fertilizantes, principalmente Estados Unidos e Índia, que podem definir a questão de preços.
"Olhamos para o plantio de primavera nos Estados Unidos que demanda bastante fertilizantes nesse segundo trimestre, e além disso logo depois dessa safra nos Estados Unidos, tem o plantio da safra de monções na Índia. Se tem alta na demanda, tem alta nos preços internacionais", explica.
Recentemente, com a questão do coronavírus, a Índia teve um período de quarentena obrigatória, o que fez a indústria de fertilizantes local parar. Ainda que o montante produzido no país não sehja o suficiente, essa paralisação pode acarretar em um aumento nas importações de fertilizantes pela Índia, segundo a analista.
Nos Estados Unidos, a perspectiva é de avanço na área de grãos, mas com incertezas em relação ao clima, já que há previsão de inundações no meio-oeste americano novamente. "Se isso acontecer, é possivel que haja um impacto negativo no consumo dos fertilizantes, e é um fator de queda nos preços internacionais".
No Brasil, de acordo com Gabriela, o início do ano teve melhores oportunidades de compra para o produtor, mas o segundo trimestre também deve trazer boas oportunidades.
Em matéria de relação de troca, ela explica que o MAP em Paranaguá já chegou a 16,6 sacas/tonelada, aumento de 28% desde o início de 2020, mas em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 18%. A relação da ureia com milho paranagua está em 26 sacas por tonelada, encarecimento de 3% no comparativo anual mas 16% mais cara desde o inicio do ano.
Os preços tendem a dar leves quedas no início do segundo semestre, segundo Gabriela, mas é importante que o produtor se programe antes, pois já que é uma época de alta demand ano mercado interno, é possível que nem todo o volume necessário para a safra seja encontrado.
Veja também:
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano