Novos insumos para a calagem auxiliam produtor rural no manejo de perfil do solo

Publicado em 18/05/2020 10:44 e atualizado em 18/05/2020 11:29 3433 exibições
Laércio Solla - Gerente geral de Viter - Votorantim Cimentos
Os diferentes perfis de solo e as diferentes lavouras cultivadas no Brasil, exigem que os solos brasileiros sejam trabalhados de formas únicas e diferenciadas

Podcast

Entrevista com Laércio Solla - Gerente geral de Viter - Votorantim Cimentos

Download

LOGO nalogo

Os diferentes perfis de solo e as diferentes lavouras cultivadas no Brasil, exigem que os solos brasileiros sejam trabalhados de formas únicas e diferenciadas. Os solos brasileiros, em especial o do bioma Cerrado, possuem pH (nível de acidez) excessivamente ácido, o que leva à diminuição na disponibilidade de nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e potássio que, dependendo do manejo e da adubação utilizados, podem atingir níveis de deficiência e toxidade às plantas.

O manejo correto do solo, por meio da calagem, também oferece ganho ambiental, grande preocupação da agricultura moderna, e inclui conceitos de conservação e sustentabilidade, de modo que os recursos naturais, notadamente o solo e a água, possam ser conservados para gerações futuras. O uso de calcário agrícola melhora as propriedades físicas do solo, proporcionando melhor aeração e circulação de água, favorecendo o desenvolvimento das raízes.

 

Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário