Mato Grosso dobrou área cultivada com amendoim e registra produtividades maiores do que a média nacional

Publicado em 16/09/2020 10:55 e atualizado em 16/09/2020 11:32
Walter Valverde - Sec. Adj. de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade da SEDEC/MT
Cultivo do amendoim surge como mais uma alternativa de diversificação aos produtores mato-grossenses na segunda safra e registra alta rentabilidade. Plano do governo estadual é fortalecer toda a cadeia com a chegada de indústrias beneficiadoras para agregar valor à esta produção

Podcast

Mato Grosso dobrou área cultivada com amendoim e registra produtividades maiores do que a média nacional

Download

LOGO nalogo

A cultura do amendoim vem ganhando espaço no Mato Grosso e atraindo novos produtores. Nesta última safra, o estado mais do que dobrou a quantidade de hectares cultivados da leguminosa, que é mais uma opção para a variação de cultivos.

Segundo o secretário adjunto de investimentos, inovação e sustentabilidade da SEDEC/MT, Walter Valverde, o cultivo do amendoim pode ser feito durante a segunda safra com alternativa agronômica ao milho, gergelim e grão de bico ou também como uma terceira safra, mas ai em áreas irrigadas.

Apesar de ainda restrita a 880 hectares, a produção estadual registrou produtividades de até 6.250 quilos por hectare, superando a média nacional que é entre 4.000 e 5.000 quilos por hectare e tem potencial de mais crescimento.

Valverde explica que o projeto do estado é fortalecer toda a cadeia do amendoim com a chegada de industriais beneficiadoras desta produção, para agregar valor ao amendoim, abastecer o mercado interno e até mesmo exportar para outros estados e países.

A liderança destaca ainda que o amendoim é uma cultura bastante rentável ao produtor já que é um produto com grande potencial no mercado externo e de demanda ainda reprimida. “Como as áreas do estado de São Paulo já estão em limitações, vai vir uma grande rentabilidade para o produtor do Mato Grosso”, diz Valverde.

Confira a íntegra da entrevista com o secretário adjunto de investimentos, inovação e sustentabilidade da SEDEC/MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário