Agro ganha espaço no Ministério da Educação para debater conteúdo de materiais didáticos

O grupo de mães e pais ligados ao agronegócio e que iniciaram o movimento De Olho no Material Escolar, com intenção de que os materiais didáticos sejam revisados para retratar a realidade do agro brasileiro, teve um avanço nesta semana. De acordo com uma das integrantes, a consultora em agronegócio Andreia Barnabé, na última quarta-feira (2) uma reunião foi realizada com o Ministério da Educação (MEC), e uma das deliberações foi de que pessoas ligadas ao agronegócio, seja na área acadêmica ou a instituições, farão parte de uma comissão que avalia livros e apostilas.
Andreia explica que autoridades da Frente Parlamentar da Agropecuária, que já haviam recebido a demanda do grupo, organizaram a reunião, que contou também com integrantes do MEC e com o ministro da pasta, Milton Ribeiro.
"Já foi sinalizado que haverá essa abertura para a participação de pessoas do agro, mães e pais, universidades, ou entidades como a Embrapa, por exemplo. Agora aguardaremos o chamamento para novas reuniões para que seja decidido quem vai compor esta comissão", disse.
A consultora em agronegócio ressaltou que a intenção do grupo é de que essa revisão nos materiais didáticos traga o setor em um contexto atual, com as tecnologias e avanços que o país conquistou, mas sem deixar de lado o passado.
"O problema é apenas ressaltar o que há de errado e ações que ocorreram no passado. O agro brasileiro evoluiu muito e precisa ser retratado de maneira correta desde as primeiras séries até o ensino mais avançado", pontuou.
Além da atuação junto ao MEC, o grupo também está em tratativas com grupos detentores de redes de escolas particulares para que o mesmo trabalho de adequação em livros e apostilas seja feito.
"Outro passo que tomaremos a partir de agora é a reorganização interna das frantes de trabalho do grupo que tomou corpo após a visibilidade da iniciativa por meio da imprensa. Temos pais e mães de várias regiões do país nos enviando relatos e imagens de materiais para contribuir", contou.
Leia Mais:
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli