Do padrão europeu aos bloqueios na exportação, o que a crise na Argentina tem a ensinar ao Brasil

Publicado em 25/05/2021 08:15 e atualizado em 15/12/2021 09:48
Conexão Campo Cidade -
Ao longo do governo Fernández, a Argentina retomou uma visão política populista que tem gerado polêmicas no país. Do aumento das retenciones nos setores de grãos ao bloqueio das exportações da carne argentina, a crise econômica se agrava cada vez mais na Argentina. A lição que fica ao Brasil é que o controle governamental não evita a crise, apenas cria uma bolha de restrição à produtividade.

Podcast

CONEXÃO CAMPO CIDADE (24/05)

Download

LOGO nalogo

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

conexão campo e cidade 1

O que foi destaque no programa:

Crise na Argentina.

Desde o início do governo de Alberto Fernándes, a Argentina tem adotado políticas populistas que estão colocando o país em uma grave crise. O aumento das retenciones nos grãos e o controle das exportações de carne vermelha têm desestimulado o crescimento produtivo no país. A Argentina já foi uma das maiores economias do mundo e atualmente seu PIB é o equivalente ao do estado de São Paulo. 

Leia Mais:

+ Influência "às avessas" do governo argentino no agronegócio reduz ainda mais sua competitividade

A conexão pelo alimento.

O agronegócio tem encontrado dificuldade em encontrar conexões com as grandes cidades, já que os ruídos de comunicação entre as duas pontas da cadeia gera críticas e preconceitos ao agronegócio brasileiro. Tendo o alimento como ponto em comum entre as duas realidades, as indústrias ligadas ao agronegócio e à produção de alimentos precisam encontrar a simpatia do mercado consumidor através da alimentação.

Inflação global.

Desde o início da pandemia, os preços das commodities atingiram um alto índice de volatilidade. Com os países fechados e com as medidas de segurança alimentar cada vez mais exigentes, o consumo de alimentos aumentou. O aumento da demanda teve como consequência uma escalada nos preços globais. A inflação global trouxe pressão em setores interdependentes, como é o caso da pecuária e dos granjeiros, que utilizam grãos na ração para os animais. O equilíbrio se dará no aumento da produtividade e no limite do poder de compra do mercado consumidor. 

Leia Mais:

+ "Não temos mais como aguentar", diz presidente da ABPA sobre custos de produção

Health Food.

Considerada uma tendência para os próximos anos, a alimentação funcional surge como opção saudável em meio à pandemia. O conceito engloba alimentos que proporcionam benefícios para a saúde, indo além das suas funções nutricionais. O consumo de proteínas vegetais e produtos orgânicos integram o conceito de Health Food, que tem como objetivo diminuir o risco de doenças.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário