Virada da soja na tarde desta 6a.feira mostra bons preços à frente, para uma safra perfeita

Publicado em 12/11/2021 16:01 e atualizado em 12/11/2021 16:32
Virada da soja na tarde desta 6a.feira mostra bons preços à frente, para uma safra perfeita
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Oposição diz que PEC dos Precatórios não tem votos para aprovação no Senado, mas governo busca ampliar apoio

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello e Rodrigo Viga Gaier

BRASÍLIA (Reuters) - A oposição diz que o governo não tem os votos necessários para aprovar a PEC dos Precatórios no Senado e articula estratégias para que ela seja barrada na Casa, enquanto a base trabalha para garantir o apoio de pelo menos 49 dos 81 senadores, o mínimo necessário para a aprovação da proposta.

Mesmo antes de a Proposta de Emenda à Constituição passar pela Câmara, nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro já havia admitido dificuldades para a matéria avançar no Senado. A PEC é tida como fundamental pelo governo porque, ao modificar a regra de pagamento dos precatórios e o prazo de correção do teto de gastos pelo IPCA, abre espaço fiscal de forma a custear o Auxílio Brasil nos moldes que deseja o presidente.

Contudo, senadores de PSDB, PT, Rede e até PSD --partido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco-- discordam da proposta do governo como a única capaz de viabilizar o programa assistencial e já discutem alternativas para viabilizá-lo.

Com apoio de vários parlamentares, o senador tucano José Aníbal (SP) apresentou outra PEC que prevê 50 bilhões de reais para o benefício e outros 26 bilhões para que o governo possa honrar eventuais rombos orçamentários. Ele já trabalha nos bastidores para que sua proposta --ou alguma semelhante-- prevaleça em relação à que passou na Câmara.

"(Essa PEC) é imprestável, rompe o teto, dá calote nos precatórios e cria espaço no Orçamento para farra fiscal de deputados e senadores", criticou.

"Vamos trabalhar intensamente contra... Se ela passar, será um descrédito ainda maior para o Brasil", reforçou o tucano, para quem o governo não terá facilidade alguma no Senado.

Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), de oposição, a base governista não tem votos, no momento, para aprovar a PEC no Senado. Ele estima que são 35 os parlamentares contrários à proposta na Casa, o que impediria o governo de alcançar o mínimo 49 votos --por se tratar de uma PEC, a proposta precisa dos votos de pelo menos três quintos dos senadores em dois turnos de votação.

"Não pensem que farão um passeio no Senado como na Câmara", disse ele. “Acho que, no mínimo, a PEC terá modificações e hoje não tem voto pra passar", avaliou.

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), que atua de forma independente, admite que não há consenso no Senado com a PEC que passou na Câmara. Segundo ele, haveria consenso para permitir às prefeituras parcelarem dívidas com INSS em 240 meses e recursos para custear o novo Bolsa Família. Contudo, há problemas em relação ao teto dos gastos e dos precatórios.

"Há itens que são amplamente favoráveis e outros em que há rejeição. Vamos aguardar o projeto passar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e iniciarmos as discussões no plenário", disse Coronel.

CORRIDA

Para evitar a derrota, a base governista já tenta demover resistências ao texto. Designado relator da PEC na CCJ, o líder do governo no Senado, Fenando Bezerra (MDB-PE), vai se reunir na terça-feira com Aníbal e outros senadores para discutir a proposta e evitar mudanças. Se elas forem efetivadas no Senado, a PEC teria de voltar para análise da Câmara.

O governo corre para aprovar a proposta e viabilizar o pagamento o quanto antes do Auxílio Brasil. A previsão é que a PEC seja votada na CCJ no dia 24 e em seguida siga para o plenário do Senado.

Apesar do cenário ainda incerto neste momento, uma fonte do governo disse à Reuters estar confiante na aprovação da PEC. O raciocínio dessa fonte, que falou sob a condição de anonimato, é pura matemática. A fonte avalia que a chave para a aprovação da proposta no Senado é a bancada do MDB, a maior da Casa, e que o governo fez "besteira" em não fechar um acordo com esse grupo.

A fonte estima que o Executivo precisa garantir "quatro ou cinco" votos além dos que já tem e defendeu a liberação de emendas parlamentares para os senadores para viabilizar a votação.

"Hoje o Senado é um travador, o Senado está boicotando o governo", disse a fonte.

A tramitação da PEC no Senado, no entanto, ocorre em meio ao impasse do governo e Legislativo com o Judiciário, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter suspendido o pagamento das emendas de relator, instrumento de distribuição de recursos que tem sido chamado de "orçamento secreto", diante da dificuldade de rastrear os beneficiários dos repasses.

Lideranças de oposição acusaram o governo de se valer do empenho --compromisso de pagar-- dessas emendas de relator para garantir votos, inclusive entre os próprios oposicionistas, para aprovar a PEC na Câmara dos Deputados.

Dólar tem leve recuperação no dia após perdas da véspera, mas caminha para queda semanal

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar passava a subir em relação ao real, depois de registrar queda nos primeiros negócios desta sexta-feira, mas caminhava para encerrar a semana com perdas após progresso da PEC dos Precatórios no Congresso ser apontado como possível motivo de redução da incerteza fiscal doméstica.

Às 10:10, o dólar avançava 0,22%, a 5,4152 reais na venda, depois de chegar a cair 0,18% na mínima do dia, a 5,3933 reais.

Na B3, o dólar futuro de primeiro vencimento tinha ganho de 0,42%, a 5,437 reais.

A alta desta manhã vem depois de, na véspera, a divisa norte-americana à vista despencar 1,80%, a 5,4031 reais na venda, mínima para encerramento desde o início de outubro. É comum, depois de movimentos expressivos na taxa de câmbio, haver uma realização de lucros.

Investidores também estavam elevando a cautela antes de um final de semana prolongado, já que na segunda-feira os mercados domésticos permanecerão fechados devido a feriado, disse à Reuters Vanei Nagem, responsável pela mesa de câmbio da Terra Investimentos.

Mesmo com a recuperação desta manhã, a moeda norte-americana continuava a caminho de apresentar baixa de quase 2% em relação ao fechamento da última sexta-feira, o que Nagem atribuiu ao noticiário em torno da PEC dos Precatórios. Caso isso se confirme, o dólar registrará sua segunda semana consecutiva de perdas.

Investidores têm mostrado otimismo em relação ao andamento da PEC no Congresso desde terça-feira, quando foi aprovada em segundo pela Câmara dos Deputados. A proposta modifica a regra de pagamento dos precatórios --dívidas do governo cujo pagamento foi determinado pela Justiça-- e altera o prazo de correção do teto de gastos pelo IPCA.

Em meio à percepção de que o governo vai, de qualquer maneira, fornecer auxílio à população de 400 reais por família em 2022, quando o presidente Jair Bolsonaro deve tentar a reeleição, a PEC dos Precatórios passou a ser vista por muitos participantes do mercado como a alternativa de financiamento menos nociva à saúde das contas públicas.

Enquanto isso, no exterior, o índice do dólar rondava a estabilidade nesta sexta-feira, mas continuava em patamares elevados, acima da marca de 95,00, após dados de inflação norte-americanos desta semana elevarem as expectativas de aperto monetário mais cedo do que o esperado pelo Federal Reserve.

O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos teve em 12 meses o maior avanço em 30 anos, levantando dúvidas sobre a visão de autoridades do banco central do país de que a inflação é "transitória". Caso o Federal Reserve eleve os custos dos empréstimos para esfriar as pressões sobre os preços, o dólar pode ser beneficiado globalmente. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Tempo e Dinheiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário