COP 27: Brasil é um exemplo para o mundo em produção agropecuária sustentável

Publicado em 21/11/2022 18:55 e atualizado em 24/11/2022 09:43
Conexão Campo Cidade
Fernando Schwanke, diretor de projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - IICA/OEA, falou no Conexão Campo Cidade sobre as iniciativas de preservação ambiental desenvolvidas no Brasil, que foram mostradas na conferência climática COP 27, realizada no Egito

Podcast

COP 27: Brasil é um exemplo para o mundo em produção agropecuária sustentável

Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

A conferência climática COP 27, realizada no Egito, encerrou no último domingo (20). Por lá, são discutidas medidas para combater as mudanças do clima no planeta. No Brasil, a agropecuária sofre críticas, apontada como responsável pelos gases de efeito estufa no país.

Entretanto, as medidas desenvolvidas por aqui são exemplo de produção sustentável ambientalmente para todo o mundo. Para falar sobre isso, o Conexão Campo Cidade desta semana contou com a participação de Fernando Schwanke, diretor de projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - IICA/OEA.

CapaYT_CCC_211122

Nós somos o grande setor que pode contribuir com a mitigação das mudanças climáticas”

Conforme apontou Fernando Schwanke, a produção de alimentos tem sido atacada por defensores da agenda climática, contudo o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) tem feito um trabalho de levar ao centro dessas discussões o papel da agricultura para combater o aquecimento global.

Segundo ele, “nós somos o grande setor que pode contribuir com a mitigação das mudanças climáticas”. Dessa forma, a agricultura precisa ter uma postura diferente nessas discussões.

 

Os ministérios de Agricultura precisam entrar nas discussões climáticas

Outro ponto destacado por Schwanke é de que as questões climáticas são debatidas entre ministérios de Meio Ambiente e de Economia, deixando a Agricultura, mesmo que sejam discutidos temas diretamente ligados ao setor. “São definidos critérios e empurrados goela abaixo”, argumentou o diretor.

Por esse motivo, o IICA realizou uma reunião de ministros da agricultura em San José, capital da Costa Rica, onde foram definidas mensagens a serem levadas a COP 27 e apresentar a agricultura como solução para as emissões de carbono, não mais vilã.

 

Brasil é um exemplo para outros países

Em meio a essas discussões, Schwanke afirmou que quando sai do Brasil e olha para outros países, nenhum tem iniciativas de agricultura de baixo carbono na América, integração lavoura pecuária floretas, plantio direto, incentivo à captura de carbono da atmosfera por meio de créditos carabono, etc.

Porém, conforme destacou o convidado, chegará um momento em que a agricultura do mundo inteiro vai precisar tomar essas medidas, e o Brasil já está à frente de todo o planeta nesse sentido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário