Correção do sinal de GPS traz precisão de 2,5 cm nas operações da máquinas agrícolas

Publicado em 26/10/2023 11:24
Fábio Pernassi - Gerente de Negócios da Jacto Next, área de serviços digitais da Jacto
Diferença de precisão pode chegar à mais de 22 cm, o que impede pisoteio das linhas, melhora precisão do plantio e ajusta necessidade e efetividade de aplicações

Logotipo Notícias Agrícolas

O advento do GPS e a capacidade de posicionar todas as operações agrícolas de forma precisa e georreferenciada revolucionaram a maneira como os agricultores gerenciam suas propriedades. Em vez de tratar a lavoura de maneira uniforme, os produtores passaram a enxergar cada metro quadrado de terra de forma diferenciada, levando em consideração o solo, as pragas, e a quantidade de sementes a serem plantadas.

Os GPS usados na agricultura normalmente possuem uma precisão de 25 cm, o que é suficiente para muitas operações. No entanto, para uma precisão ainda maior, é possível utilizar sinais de correção do GPS, também conhecidos como sinais pagos. Esses sinais são fornecidos por satélites geoestacionários que corrigem o erro em tempo real, proporcionando precisões de 2,5 a 3 cm, o que é essencial para evitar sobreposições e falhas em operações como aplicação de calcário, defensivos agrícolas e fertilizantes.

Os benefícios da precisão na agricultura são inegáveis. Ao reduzir o pisoteio na lavoura, evitar sobreposições e garantir a distribuição uniforme de insumos, os produtores podem economizar recursos, aumentar a produtividade e obter resultados mais consistentes. Em operações como o plantio, onde a distância entre as linhas é crucial, a precisão do GPS se torna ainda mais importante.

Confira a íntegra da entrevista com o Gerente de Negócios da Jacto Next no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário