Levante global de produtores rurais é sinal importante para o agro e a segurança alimentar

Publicado em 16/02/2024 10:30 e atualizado em 16/02/2024 12:36
Leonardo Trevisan - Professor da ESPM São Paulo
Falta de atenção de líderes políticos ao atual momento dos produtores mundo a fora está cobrando seu preço. Análise é do professor Leonardo Trevisan, que reforça que atual contexto é delicado da Europa à Ásia e traz sinais importantes para o Brasil.

Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio global tem passado, desde o início do ano, de um momento de levante dos produtores rurais em diversas partes do mundo, com pleitos importantes e que dizem respeito diretamente à segurança alimentar e a sustentabilidade desta atividade. "Isso se dá, principalmente no cenário europeu, mas não só", afirma o professor da ESPM de São Paulo, Leonardo Trevisan, em entrevista ao Bom Dia Agronegócio, do Notícias Agrícolas, nesta sexta-feira (16). 

Parte desta revolta, segundo explica ele, vem de um momento em que novas cobranças e regulamentações acontecem sobre o setor produtivo ao mesmo tempo em que as commodities agrícolas passam por um ciclo de baixas e já trazem preocupações suficientes ao profissional do campo, além de margens muito achatadas. Além disso, há ainda medidas que resultam em um aumento dos custos de produção - como a retirada do subsídio ao diesel na Europa - e provocam ainda mais desgosto e faísca para novas manifestações. 

"Neste momento de crise, temos que adicionar às decisões econômicas, ações políticas. De 6 a 9 de junho há eleições para o Parlamento Europeu, os políticos estão absolutamente assustados com o crescimento de posições mais radicalizadas. O mais assustado é Macron. O mundo francês é diretamente atingido por essa pressão nos preços agrícolas e por uma decisão que estão tomando de tentar mexer na questão ambiental e tentar pressionar os agricultores com isso. É neste contexto que temos que olhar o acordo União Europeia-Mercosul. O Brasil se transformou, infelizmente, em um bode expiatório. Somos um escudo para o gravíssimo político que enfrente Macron", detalha Trevisan. 

Desta forma, a utilização das declarações de Emmanuel Macron, presidente francês, sobre a não possibilidade de um acordo firmado entre Mercosul e União Europeia diz respeito, como explica o professor, diretamente, à sua sobrevivência política. Em contrapartidade, se fez famosa a imagem do primeiro ministro da França, Gabriel Attal, falando em um fazenda, em um improvisado púlpito feito de feno, garantindo diversas promessas, porém, recebendo a resposta dos produtores rurais: "não mudou nada. Aquilo que nos promete, que é não retirar os subsídios, apenas e tão somente não agrava", relata Trevisan, que volta a afirmar que os agricultores seguem pressionados. 

Gabriel Attal
Primeiro ministro francês fala a agricultores em fazenda no sul da França - Foto: Miguel Medina/AFP


PROTESTOS NA ÍNDIA

As manifestações têm acontecido também na Índia e, embora por motivos diferentes, a motivação é a mesma. Mais atenção ao setor produtivo e entendimento dos atuais momentos para a segurança alimentar do país mais populoso do mundo. 

Manifestações de produtores na Índia - Fev 24 (1)
Produtores rurais indianos em marcha para Nova Delhi - Foto: Rajesh Sachar/AP

"A Índia tem uma política de décadas chamada de segurança alimentar que é uma política de proteção à sua produção agrícola porque sabe que a fome na Índia pode ter consequências políticas dramáticas. É por isso que o governo de Narendra Modi, que sabe perfeitamente que precisa manter regulado o mercado, tem feito concessões para a estrutura agrária indiana, mas que não têm sido suficientes. Motivo: preços internacionais. Os preços caíram internacionalmente, porém, para o contexto indiano eles sobem, uma vez que a Índia recebe muita produção que é europeia, ucraniana, e isso faltou. Se o petróleo russo chegou na Ìndia 30% mais barato, o trigo ucraniano não chegou e o russo chegou com 10% a 20% de aumento. É neste contexto que Modi está preocupado. Se você tem uma crise de preços, tem também uma crise de oferta. E não só na Índia, mas vários países na mesma situação", detalha o professor Trevisan. 

Manifestações de produtores na Índia - Fev 24
Foto: Anindito Mukherjee — Getty Images
Produtores na Índia - Fev 24
Produtores rurais indianos em marcha para Nova Delhi
Foto: Money Sharma/Agence France-Presse — Getty Images

Assim, o especialista afirma ainda que o alerta é "se não pensar na agricultura, se não pensar em preço agrícola, isso vai custar muito caro politicamente. E este alerta está ficando cada vez mais forte, tanto para Macron, quanto para Modi, porque os agricultores estão chegando ao seu limite na relação de preços entre o custo de produção e o preço de venda. Essa realidade que qualquer um entende está cobrando seu preço político".  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário