Com colheita praticamente encerrada, Goiás registra queda na produtividade do algodão

Publicado em 29/08/2019 09:14
Carlos Alberto Moresco - Presidente AGOPA
Ainda assim, presidente da Agopa considera safra boa e destaca grande volume de comercialização nos momentos de melhores preços

Podcast

Com colheita praticamente encerrada, Goiás registra queda na produtividade do algodão

Download
 

LOGO nalogo

No estado do Goiás, os produtores rurais estão preocupados com a queda na produtividade de algodão que já está finalizando a colheita. A estimativa é que na atual safra o rendimento fique 5% abaixo do esperado, mas o estado aumentou a área cultivada para 34% neste ano.  

De acordo com o Presidente da Associação Goiânia dos Produtores de Algodão (AGOPA), Carlos Alberto Moresco, a atual safra não será igual a do ano passado que teve uma produção recorde tanto em produtividade quanto em qualidade. “Nós tivemos alguns eventos climáticos que elevou um pouco a nossa produtividade embora em meados de março e início de abril”, afirma.

Para os próximos anos, a liderança acredita que o tamanho de área plantada deve se estabilizar em virtude do cenário econômico e dos atuais preços. “A atual safra já está em 80% comercializada a preços muito bons que estava no passado. O que estamos vendo de preços baixos é na safra 2020, que ainda vamos plantar em que a média vendida deve estar em 40% somente”, ressalta.

Com relação à sanidade das lavouras, houve incidência de pragas e doenças me virtude dos veranicos que ocorreram em janeiro. “O bicudo esteve presente, mas os agricultores fizeram os tratos culturais e tudo ficou sobre controle. Não podemos baixar a guarda para isso”, comenta.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário