Reestruturação nas indústrias com crise econômica e oferta curta de matéria prima cria novo cenário para negócios com arroba do boi

Publicado em 16/07/2015 12:10
Reestruturação nas indústrias com crise econômica e oferta curta de matéria prima cria novo cenário para negócios com arroba do boi

A crise econômica vivida pelo Brasil tem reduzido o consumo de carne bovina no mercado interno. Diante desse contexto as indústrias estão adequando suas operações de abate, e demandando menos pela arroba do boi gordo.

Com essa reestruturação os frigoríficos tem promovido uma pressão sobre os preços da arrobada. Em São Paulo os negócios acontecem a R$ 143,50/@, à vista, sem maiores baixas porque a oferta de matéria prima também é curta.

Além disso, segundo o analista Élio Micheloni, da Terra Investimentos, as escalas de abate atendem na média de 10 a 15 dias, reduzindo ainda mais a necessidade de compra das indústrias no curto prazo.

"Somente neste ano tivemos 40 unidades fechadas em todo o Brasil, e fazendo uma conta de 500 bois/dia são 20 mil bois a menos abatidos, mesmo assim não conseguimos as outras unidades escalando muito", afirma Micheloni.

No entanto, segundo ele não há represamento de animais por parte do pecuarista, e o mercado não possui um "volume suficiente de bois para derrubar o mercado". Por isso, o fator principal para as baixas do preço da arroba neste momento é a demanda.

Cerca de 70% da produção pecuária bovina do país é destinada ao consumo interno, e apenas 30% é disponibilizada no mercado interno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário