Preços da arroba do boi reagem, influenciados pela redução de animais confinados e menor oferta com vacinação do rebanho
Podcast
Preços da arroba do boi reagem , influenciados pela redução da oferta de animais confinados e menor liquidez com periodo de vacinação do rebanho
DownloadAs cotações para arroba do boi gordo ganharam força no meio desta semana. No fechamento a quarta-feira (23), o indicador Esalq/BM&F fechou com alta de 1,01%, sendo cotado a R$ 151,70/@.
A reação nos preços está relacionada a dificuldade de compra das indústrias frigoríficas. Conforme explica o pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, sazonalmente, o final da oferta de animais confinados, entre novembro e dezembro, colabora para o enxugamento da oferta. Neste ano, a redução do confinamento devido ao alto custo com a alimentação, intensificou esse movimento que começa a ter reflexo nos preços.
"Outro fator que podemos acrescentar nesse cenário é o período de controle de aftosa, onde muitos pecuaristas estão segurando seus animais para vacinação", diz Carvalho, ressaltando que a restrição da oferta é o responsável por impulsionar a alta nesta semana.
Pela ótica do consumo a situação continua preocupante. Em um período tradicional de aumento de demanda – entre outubro a dezembro – os cortes dianteiros, no atacado, apresentaram queda expressiva de 3%.
Os dados econômicos de renda, desocupação e endividamento, evidenciam que a população brasileira está cada dia mais descapitalizada e que o consumo de proteínas deve ser limitado neste final de ano.
"Por todo esse cenário devemos olhar com cautela essa alta de preço", acrescenta Carvalho. Na BM&F Bovesp, o contrato futuro do boi gordo para dezembro/16 indica arroba a R$ 152. Assim, a tendência, segundo o pesquisador, é de leves oscilações positivas ou negativas até o final do ano, a depender das condições de oferta e demanda.
0 comentário
Scot Consultoria: A semana começa sem alterações nos preços em São Paulo
Época das águas impulsiona a recria do gado, mas exige atenção redobrada ao manejo
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado