Produtores de aves e suínos deverão arcar com prejuízos deixados pela Operação Carne Fraca

Publicado em 22/03/2017 16:50
Confira a entrevista de Ênio Marques - Agrosolution Consultoria em Defesa Agropecuária
Processo é demorado e mais delicado do que negociações de abertura de mercado. Cenário não representa toda a cadeia de produção brasileira. Expectativa é que os embargos sejam solucionados em breve. Exportações de aves e suínos devem ser afetadas e conta deverá cair sobre aos produtores.

Podcast

 

 

Download

Ênio Marques, sócio da Agrosolution Consultoria e ex-Secretário de Defesa Agropecuária, avalia que as medidas tomadas pós-deflagração da Carne Fraca pela Polícia Federal estão no caminho correto. Ele lembra que o Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Brasil faz parte de uma rede mundial, na qual há conversas. Logo, ao surgir determinado problema, este serviço se vê responsável por comunicar os outros.

Com isso, o presidente em exercício, Michel Temer e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, entraram em contato com as autoridades para demonstrar que a situação está sob controle e que as providências vem sendo tomadas. Assim, Marques acredita que tudo deve voltar rapidamente à normalidade, mas no timing de cada país.

Ele lembra alguns casos recentes que foram solucionados em relação a conflitos com a exportação de carnes para outros países, como a Rússia, que não admite alguns tipos de coadjuvantes tecnológicos na carne como a ractopamina, utilizada pelo sistema brasileiro de suínos e também alguns conflitos em relação a produtos exportados para os Estados Unidos. Com isso, ele aponta que a primeira parte da solução dos conflitos é técnica, com os serviços sanitários se entendendo. Depois, a parte política, com conversas em um cunho mais comercial, entra em jogo.

Essa negociação é um processo mais demorado e delicado do que uma abertura de mercado. Na abertura de mercado, toda a equivalência das regras é feita entre ambos os países. Quando surge algum problema técnico e operacional, as comunicações ocorrem e normalmente, tudo volta à normalidade. Como dessa vez não aconteceu nenhum problema de origem que obrigaria a suspender as exportações, Marques acredita que o processo será mais lento.

O mais importante neste momento, para Marques, é enviar os técnicos brasileiros à Organização Mundial do Comércio (OIC) para esclarecer as medidas sanitárias adotadas e a real proporção da operação. Por outro lado, ele acredita que grande parte dos países que colocaram retaliações sobre o produto brasileiro devem voltar rápido ao mercado - se não pela avaliação de que apenas uma pequena parcela dos frigoríficos está sendo investigada, por uma demanda fundamental de carne.

O transtorno, no entanto, pode cair sobre os produtores, principalmente de aves e suínos, que fazem parte da rede de fornecimento dos estabelecimentos investigados, já que estes ficam sem abates e podem acabar perdendo animais e, consequentemente, seus rendimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JOSÉ DONIZETI PITOLI CORNÉLIO PROCÓPIO - PR

    Pelas declarações do ministro da agricultura os problemas ocorridos são pontuais, atribuídos à 21 unidades de produção. Logo, a afirmativa de que os produtores vão pagar esta conta ocorrerá pela ação dos aproveitadores de plantão. É injusto que os abatedouros queiram imputar aos produtores, e a toda cadeia de produção pré abate, um erro cometido por eles, quando para incrementar suas atividades, decidiram pelo lado ilícito. Aliás, deveriam os produtores promoverem ações de repúdio e não comercialização às empresas que utilizarem-se da desgraça alheia para obterem benefícios comerciais e financeiros, derrubando os preços de aquisição dos animais, aves, etc... O preço que estou pagando na carne adquirida no mercado e afins ainda não baixou.

    0