Balança de passagem permite pesar animais soltos no pasto e garante melhor controle da produção

Publicado em 08/06/2017 16:43
Confira a entrevista com Pedro Paulo Pires - Pesquisador Embrapa Gado de Corte
Tecnologia desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a Coimma, permite acompanhamento da curva de ganho de peso de animais sem necessidade de manejo até o cocho. Projeto promete tornar mais eficiente a gestão nas fazendas.

A Sistema Automático de Pesagem em Campo com Envio Remoto de Dados - “BalPass”, desenvolvido em cooperação pela Embrapa Gado de Corte, COIMMA e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é um equipamento que tem como objetivo possibilitar o acompanhamento da curva de ganho de peso dos animais. A balança permite pesá-los individualmente, direto no pasto.

De acordo como pesquisador da Embrapa, Pedro Paulo Pires, apenas 10% dos pecuaristas possuem o controle diário do ganho de peso de seus animais. O manejo do rebanho até o cocho, onde normalmente ficam localizadas as balanças e os troncos, acabava estressando os animais e - na maioria dos casos - trazendo risco de lesão na carcaça. "O produtor não gosta de pesar, porque realmente era uma atividade estressante ao animal, mas o fato de não pesar também prejudica o controle da produção", diz.

Agora a nova tecnologia permite a auto pesagem. A balança de passagem é instalada no meio de um corredor que afunila a chegada dos animais até o bebedouro, ela é cercada por postes com sensores. Assim, todas as vezes que o animal foi beber água ele obrigatóriamente será pesado identificada por brincos eletrônicos.

As pesagens são avaliadas e após validadas pelo sistema são transmitidas via antena para um portal e/ou aplicativo, associados ao software que analisa as informações. Os equipamentos podem funcionar por energia gerada por paineis solares que acompanham a BalPass.

"Esse tecnologia permitirá que o pecuarista tenha um controle diário do ganho de peso dos seus animais. Saber quais estão respondendo melhor a alimentação e, assim, ter informações para realizar planejamento estratégicos. Isso é a pecuária de precisão", acrescenta Pires.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário