Previsão de clima frio e seco faz aumentar oferta de animais enquanto escalas de frigoríficos alongam. Arroba segue pressionada

Publicado em 09/06/2017 15:52
Confira a entrevista com Douglas Coelho - Analista Radar Investimentos - São Paulo-SP
JBS consegue avançar com escalas mesmo com pagamento à prazo, mas volume ainda é tímido. Demais frigoríficos aproveitam aumento da oferta para pressionar cotações

O analista de mercado Douglas Coelho, da Radar Investimentos, destaca que, nesta semana, a pressão de baixa se consolidou para a arroba do boi. Principalmente entre terça-feira e quarta-feira, as escalas alongaram e os pecuaristas entregaram animais a preços menores.

A sexta-feira é, tradicionalmente, um dia um pouco mais travado para os negócios, mas o intervalo de preços hoje (9) gira em torno de R$127 a R$130.

Para Coelho, o que incentivou os pecuaristas a participar mais deste mercado foi o fato de o maior player no Brasil, que é o JBS, estar fora dos negócios, além do fator clima, já que as maiorias das agências apontam para temperaturas em queda em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais neste final de semana. As temperaturas mais secas dificultam a manutenção das pastagens.

O JBS continuou com a política de pagamento a prazo. Houveram compras pontuais, mas quando ele é comparado com a média dos outros frigoríficos, as escalas estão menores. Assim, sobram animais para outros frigoríficos, que têm até escalas completas para o mês.

No começo, essa pressão não era tão evidente, como aponta o analista. Contudo, nos últimos dias foi possível identificar esse alongamento das escalas. Hoje, é possível ver inclusive frigoríficos abatendo aos sábados.

Alguns estados como o Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul e Goiás buscam, ainda, pela redução da alíquota do ICMS. Para Coelho, este fator é "uma faca de dois gumes": ao mesmo tempo em que poderia incrementar a pressão de baixa, poderia prejudicar os frigoríficos pequenos que estão nesses estados.

Em relação à demanda, a carne com osso permanece praticamente estável no estado de São Paulo, sem expectativa de maiores preços para a próxima semana.

Na oferta, esse espaço maior para negociação que os pecuaristas tiveram, chega ao fim. No entanto, esse espaço foi suficiente para diminuir a quantidade de animais no estado. Ainda há, portanto, um volume que poderia dar continuidade a esta queda de preços no mercado.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário