Elevação recente nos preços da @ do boi não recupera perdas registradas desde a Operação Carne Fraca

Publicado em 06/10/2017 18:11
Confira a entrevista com Sérgio de Zen - Pesquisador do Cepea
Apesar da queda nos custos de produção, cenário de incerteza fez com que muitos produtores reduzissem investimentos e comprometessem margens positivas da atividade

LOGO nalogo

O mercado do boi apresentou uma recuperação dos preços após a Operação Carne Fraca e após o efeito JBS. Agora, resta saber se essa recuperação foi suficiente para repor perdas anteriores.

Sérgio de Zen, pesquisador do Cepea, destaca que a pecuária brasileira está vivendo um momento no qual o mercado está "começando a voltar à realidade". Neste momento, a oferta de animais é menor e os preços reagem. Pelo lado da demanda, o mercado interno não melhora, mas segue estável, enquanto o mercado externo tem um bom ano.

Embora os preços não tenham voltado aos patamares anteriores aos problemas enfrentados pelo mercado em termos reais, o mercado mostra, sim, que está em um melhor momento.

Hoje, o indicador Cepea/BM&FBovespa mostrava preços a R$142/@. Este valor, que já chegou a estar próximo dos R$145/@, ainda está abaixo do esperado, segundo De Zen.

Os fatores que existem no mercado são incertos para indicar se haverá uma recuperação total ou não. Não há uma noção exata do tamanho da oferta de confinamento. Se o mercado continuar oscilando e a oferta for grande, pode ser que essa entrada de animais derrube as cotações.

Com isso, ele observa que os produtores não podem ficar aguardando o preço máximo. Os cálculos devem ser feitos de acordo com os custos e a necessidade para saber se a margem é positiva para a venda ou não.

Para as exportações, o cenário sustenta preços e oferece um horizonte mais "convidativo", o que também ajudou na recuperação desse cenário.

De Zen salienta que, apesar de as margens não serem tão boas quanto no passado, "não é o fim do mundo" e, sim, um momento intermediário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário