Produtor perdeu no boi pelo excesso de oferta no 1º semestre e agora tem ganhos limitados pela demanda devagar
Podcast
Entrevista com Thiago Bernardino de Carvalho - Pesquisador do Cepea sobre o Mercado do Boi Gordo
Download
Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de abates de animais durante os meses de janeiro a junho deste ano teve uma alta de 4% sobre o mesmo período do ano anterior. Na qual, foram para o abate em torno de 15,4 milhões de cabeças, sendo um aumento de 2,92% se comparado ao ano de 2016.
De acordo com o pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, o mercado do boi gordo com um viés de alta em função da entressafra. “A estiagem acabou afetando os animais que não estavam prontos para o abate como foi observado nos meses anteriores”, afirma.
Do lado da demanda, havia uma expectativa muito otimista com relação ao período eleitoral que pode trazer uma valorização nas cotações. “Realmente, nós temos uma demanda interna mais retraída e com as oscilações do dólar sempre traz uma estimativa de melhora nas vendas”, comenta.
Com a elevação nos custos de produção, principalmente na alimentação dos animais com a valorização nas cotações do milho e do farelo de soja fez com que os pecuaristas conseguissem dar toda a suplementação dos rebanhos necessitavam durante o período de seca.
O pesquisador destaca que nos preços do mercado do boi estimula os produtores a investir no confinamento de segundo giro apesar das referências dos cereais ainda estarem firmes. “Esta alta no preço do boi pode favorecer sim, mas também pode atrasar o segundo giro”, pontua.
Veja mais:
0 comentário
Scot Consultoria: Último dia da semana com preços estáveis em São Paulo
EUA e Chile elevam preços pagos pela carne brasileira e Rússia avança nas importações em Novembro/25
Mercado físico não reage, futuro anda de lado e expectativa de alta se concentra na semana pré-Natal
Mato Grosso registra maior exportação de carne bovina de sua história
Scot Consultoria: A cotação em São Paulo desacelerou
Embrapa Pecuária Sul orienta produtores sobre manejo do campo nativo após o retorno das chuvas