Frigoríficos se ajustam a queda na demanda por carnes e capacidade ociosa das indústrias passa de 5% para 40%

Publicado em 08/04/2020 12:38 e atualizado em 08/04/2020 15:51
Péricles Salazar - Presidente da Associação Brasileira Frigoríficos
Com ajuste, relação entre oferta e demanda segue equilibrada e com poucas alterações nos preços da @. No entanto, se isolamento persistir novos ajustes serão feitos, inclusive em preços, diz Abrafrigo

Podcast

Entrevista com Péricles Salazar - Presidente da Associação Brasileira Frigoríficos sobre o Mercado do Boi Gordo

Download
 

LOGO nalogo

Com a redução no consumo de proteínas animais, as indústrias frigoríficas optaram por reduzir o volume de abate e algumas deram férias coletivas para os funcionários.  Por outro lado, as exportações de carne estão ajudando as empresas a escoar a produção. 

De acordo com o Presidente da Associação Brasileira Frigoríficos (ABRAFRIGO), Péricles Salazar, o cenário atual está impactando a demanda por proteínas animais de modo geral. “As políticas adotadas por diversos estados reduzindo parcialmente as atividades do comércio, isso fez com bares e restaurantes parassem de consumir carne”, relata. 

A população fez um estoque de alimentos no início do isolamento, mas esse ritmo de compras vem reduzindo nos últimos dias. “A grande parte do consumo de carne bovina é no mercado interno. Nós estamos aguardando que tenha uma reversão para vislumbrar um consumo melhor”, aponta. 

A liderança ressalta que é muito difícil estimar um percentual de queda no consumo, mas que a capacidade de abate dos frigoríficos reduziu. “Eu diria que os frigoríficos têm uma ociosidade em torno de 40% e o normal é que a capacidade fique na média de 95%”, destaca. 

Com relação aos estoques, Salazar explica que não se pode formar estoques do produto que implica em um capital de giro elevado. “Não se pode formar estoques para não prejudicar o capital e as indústrias não sentem conforto em fazer isso”, comenta. 

Após a redução de casos novos do coronavírus na China, a tendência é que as compras por proteínas animais continue aumentando. “Os chineses estão voltando com mais intensidade o que vai ajudar os frigoríficos Brasileiros que estão habilitados para exportar”, diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário