Pecuarista tem a melhor relação de troca de milho por arroba do boi desde dezembro de 2020

Publicado em 27/07/2022 12:58
Hyberville Neto - Médico veterinário e diretor da HN AGRO
Uma arroba consegue comprar quase 4 sacas de milho, relação de troca 21% melhor que no mesmo período do ano passado

Podcast

Pecuarista tem a melhor relação de troca de milho por arroba do boi desde dezembro de 2020

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • nelson jose camolesi bauru - SP

    Bom dia NA. Se qualquer desavisado se deixar se levar pelo titulo da noticia comentada, vai com toda certeza imaginar que agora sim o confinamento passou as ser um ótimo negócio."Pecurista tem a melhor relação de troca........ " ABSURDO. O confinamento hoje é 100% inviável. O motivo é muito simples de entender, e é o seguinte: O custo da energia dos insumos necessários para se converter em uma arroba de boi gordo é muito maior do que o valor de uma arroba de boi gordo. O resto é baboseira de quem quer estimular os idiotas dos pecuaristas que se deixam levar por este tipo de analise a colocarem mais bois no cocho, com o único objetivo de garantir o fornecimento aos frigoríficos a preços aviltados. Imploro veementemente àquele que não concorda (com a inviabilidade do confinamento) que me prove o contrário. É uma conta que quer criança do primário consegue fazer. Resultado = Valor de venda - Custo.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Nelson nao sou e nunca fui confinador de gado---Meu vizinho de cerca ja' fez muito isso, depois parou e agora voltou a engordar a todo vapor aproveitando o refugo do secador de cereais e outras coisas-----A grande verdade e' que ninguem fica fazendo muito tempo una atividade que da preguizo----O sistema capitalista preserva os mais eficientes e fecha as portas de quem nao e'---Meu conselho e' encostar em alguem que ganha dinheiro com isso e copiar o jeito dele trabalhar---Meu desejo e' lhe ajudar sem intençoes de ofender

      2
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Uma pergunta aos pecuaristas, se a relação de troca estiver no mesmo patamar do inicio de 2020, começo da desvalorização cambial promovida por Campos Neto, baseado nesses dados as condições para produzir estarão melhores ou piores?

    2
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Boa noite Sr. Polo Pires. Não se pode determinar se as condições estão melhores ou piores baseando-se em um único componente de custo. Por exemplo: Neste momento, na atividade de confinamento, temos um valor relativo menor do boi magro do que 6 meses atrás(relação boi magro/arroba) e ao mesmo tempo hoje um custo muito maior para a produção da arroba, devido a alta de outros fatores como sabemos. Óleo diesel, adubos, proteínas, milho e subprodutos, medicamentos etc. Para quem sabe o que é NDT, a menos de um ano eu conseguia trabalhar na faixa de R$ 1.600,00/ton e hoje me custa mais de R$ 2.200,00/ton de NDT. Melhorou um pouco de um lado mas piorou muito em outros.

      0
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Para aquele que não conhecem o significado de NDT vai a informação: NDT é a abreviatura de NUTRIENTES DIGESTIVOS TOTAIS. Para se terminar um boi, gastam-se aproximadamente entre 6 e 7 por kg de NDT por kg peso vivo produzido (na fase de terminação).

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Digo de forma esclarecedora por que esse tipo de informação pode levar a erro muito grave. Por isso sou da opinião que devemos buscar a verdade e parar de enaltecer vendedores de conversa que só prejudicam não somente produtores mas toda a sociedade.

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Eu peço também aos amigos que se manifestem, pois estamos todos no mesmo barco, produtores de grãos, de carnes, de algodão, cana, etc... Ou será que os que reclamam é só por que o individuo esquerdista não consegue convercer ninguém e querem ver cessar a humilhação de um dos seus? Isso sem interesse real nenhum em colaborar com a solução dos graves problemas do país, criados e desenvolvidos a décadas para frear nosso país e nosso povo?

      11
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Nelson, voce é um homem esclarecido na arte, digamos assim, da engorda de animais, poderia comentar também sua opinião sobre a desvalorização cambial promovida pelo BC em 2020 sobre a atividade.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Peço desculpas antecipadas porque nao entendo nada dessa atividade----Mas o tempo me ensinou que as dificuldades nada mais sao uma oportunidade para melhorar----O ser humano reclama muito porque nos gostamos de levar a carroça do jeito que estamos acostumados e detestamos mudanças---Mas ja fazem 50 anos que existem livros com 10 centimetros de espessura indicando todas as possibilidades de montar NDT com um leque de produtos variados e nessas horas e' preciso procurar os mais baratos---Comprar direto da fabrica torta de algodao, amendoim, cevada, restos de milho da produçao de alcool, silagem com ureia, polpa de suco de laranja, pasto irrigado em piquetes-----Entao e' preciso quebrar a cabeça antes de desistir porque voce vai aprender para o resto da vida.

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nelson e Rodrigo quando comecei na agricultura o fiz porque sou oriundo da bacia do queijo Parmesao---Sentimos prazer na atividade leiteira-- Fiz isso por 17 anos e acabei desistindo----Hoje assisti a uma reportagem da TV Brasil sobre as atividades de um produtor rural leiteiro de Descalvado----Ele produz 40 000 litros de leite por dia---Eu desisti dessa atividade depois de visitar varias propriedades italianas que sofrem com falta de pessoal para trabalhar no estabulo----Importam gente da India para isso ----Mas as instalaçoes sao rodeadas de montanhas de esterco--- Conclui que nao poderia passar a minha vida atolado na merda sem feriados----Mas Descalvado e' outro mundo, as instalaçoes sao limpas, os funcionarios vivem contentes, e o faturamento da empresa e' no minimo 3x40000 ou seja 120 mil reais por dia em propriedade de 100 hectares-----Entao hoje conclui que quem esta' errado sou eu e nao a atividade leiteira.

      2
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Boa Noite Sr. Meloni. Estais perfeitamente correto quando cita as buscas que devemos empreeder para viabilizar nossos negócios. O comentário que fiz do artigo sobre a relação de trocas foi para esclarecer que não é uma simples mudança em um único fator que define a viabilidade do segmento todo em um determinado momento. temos sim a todo momento que estar ocupados em encontrar alternativas, sejam elas de natureza técnica ou material (principalmente alimentos no caso), como o Sr. bem mencionou. não quer dizer entretanto que sempre será possível encontrar as soluções viáveis economicamente, no momento necessário. As vezes se está ganhando em outras se está perdendo. O que não podemos é acreditar que as soluções vão estar em propagandas ou reportagens patrocinadas por aqueles que tem interesses comerciais em divulgar uma pavimentação excelente, nas esburacadas estradas que temos que trilhar, para continuar produzindo.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Toda atividade tem duas variáveis preponderantes: A satisfação & O lucro...

      Aí muitos vão falar que o capitalismo é uma atividade que gera a desigualdade.

      COMO ??? Por acaso nós somos iguais?

      Por isso sou individualizado pelo nome e sobrenome e, se por acaso tiver algum homônimo, vão procurar me identificar pelos nomes de meus ascendentes, pai e mãe, ou pela minha impressão digital.

      Essa estória de igualdade é discurso de "companheiro comunista".

      Para você produzir bens e serviços existem "ferramentas" que vão te gerar renda, ou seja "o lucro".

      A "ferramenta" leva muitos nomes: Capital (maquinas que aumentando a produtividade). Capital Humano (qualificação da mão-de-obra para operar as máquinas que a cada dia ficam mais sofisticadas). Ou seja, são muitas variáveis, que se forem bem manejadas o empreendedor tem a chance de se manter na atividade. Esse é o "trabalho" atual, ser bem informado e resiliente.

      0
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Boa tarde Sr. Polo Pires. Meus conhecimentos quanto ao setor financeiro são pequenos. Até onde sei no regime cambial é FLUTUANTE. Então o valor do Dolar deveria seguir a lei da oferta e procura. O Banco Central atua em certos momentos de alta, injetando Dolar no mercado e provocando baixa. Não é necessariamente uma desvalorização cambial mas altera o valor do real diante do Dolar. Se considerarmos o efeito da alta do Dolar em relação aos preços dos produtos agrícolas vamos achar que a alta do Dolar é uma benção, mas como via de regra a produção é muito extremamente dependente de produtos importados, nem sempre a variação cambial é interessante para o agricultor.

      0