EUA: Produtor americano está decidindo em seguir com plantio acelerado ou se segura para evitar possível falta de chuvas a frente
![]()
A nova safra dos Estados Unidos está em pleno desenvolvimento do plantio, com números divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os quais vieram, mais uma vez, acima da média. São 40% de área de milho e 30% de soja que já foram plantados, de acordo com o Crop Progress reportado nesta segunda-feira (5).
Agora, como explica o consultor de mercado americano Aaron Edwards, do Sistema Manancial Consultoria, os produtores nos EUA agora estão se decidindo, neste momento, entre seguir com o ritmo avançado dos trabalhos de campo ou se diminuem o avanço para evitarem uma possível falta de chuvas mais a frente.
"Então, as decisões do produto nesta semana serão cruciais. Eu imagino que teremos um rápido avanço de plantio novamente nesta semana e, na semana que vem, temos o novo relatório do USDA. Então, não está garantido, mas os primeiros capítulos dessa novela de produzir bem nos EUA são fortes, são bons", diz.
Agora, o mercado tende a seguir acompanhando com muita constância e proximidade os mapas climáticos - que mudam muito rapidamente - e essas decisões que o produtor dos EUA tem que tomar daqui em diante.
"Quando se tem o plantio cedo e rápido, especialmente rápido, se tem toda a exposição de risco climático dentro de uma janela muito estreita. Se o clima ajuda, ótimo. Mas, se você tem um problema você pode ter uma alta porcentagem da lavoura afetada pela mesma movimentação climática. Quando o plantio é mais parcelado, você tem lavouras em diversas fases de desenvolvimento, com mais resiliência ao clima", detalha Edwards.
Além do clima nos EUA, nesta temporada o mercado também tem que "tomar cuidado" com a instabilidade dos cenários a sua volta nos quadros macroeconômicos e geopolíticos.
Acompanhe a análise completa de Aaron Edwards no vídeo acima.
0 comentário
Seguro rural obrigatório causaria impacto de R$ 516 bilhões no crédito agrícola em 2026
Bom Dia Agronegócio & Realidades da Safra: Possível seguro rural obrigatório, Lula atrás de Flávio, feijão e sorgo
Preços da soja no BR continuam pressionados apesar de Chicago acima dos US$ 11, prêmios ainda sentem
Soja recuando em Chicago, China comprando nos EUA, fertilizantes em alta e a crise do arroz
Desorganização financeira é custo invisível e crescente na operação do agro, alerta especialista
Aumento das exportações do agro do BR, competitividade do milho, baixas do açúcar e reforma tributária