Com dados do CAR, área preservada por agricultores no Brasil passa de 11% para 17%

Publicado em 26/04/2017 11:31
Evaristo Miranda, da Embrapa Satélite, mostrou resultados do CAR mineiro para a imprensa internacional em seminário sobre sustentabilidade do Agro brasileiro

Durante fala no evento “Café Brasileiro: Sustentabilidade e Qualidade”, que abre as comemorações de 60 anos de atividades da Cooxupé, o Dr. Evaristo de Miranda, Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, demonstrou estudos realizados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que mostram que "não há ninguém no Brasil que preserve mais do que os agricultores".

A área preservada pelos agricultores corresponde a 11% da área do país, considerando a área de floresta dentro das propriedades. Com o avanço do CAR, esse número pode passar a ser entre 15% a 17% das áreas. Por outro lado, a produção agrícola do Brasil ocupa, em sua totalidade, 8% do território nacional.

Uso de terras

Para o pesquisador, a atribuição de terras, a ocupação de terras e o uso de terras são fundamentais para entender a agricultura brasileira. Para isso, ele destaca alguns dados e se dirige, principalmente aos jornalistas estrangeiros presentes no evento, para apresentar a distribuição de terras no Brasil.

Ele apresenta dados que mostram que nos últimos 15 a 20 anos, foram atribuídos 155 milhões de hectares, para 1871 unidades de conservação. Para áreas indígenas, foram 118 milhões de hectares, representando 14% do território nacional. Também há 9350 assentamentos de reforma agrária, 300 quilombos e 1.917 áreas destinadas para uso militar. Com isso, o Brasil protege 37% do seu território - e pode chegar a 40%, pois existe uma demanda por mais terras.

Preservação com o CAR

Em síntese, quatro milhões de agricultores realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Censo diz que há cinco milhões de agricultores no Brasil, mas também considera aqueles agricultores que não possuem terras, como apicultores e piscicultores, além de pequenas propriedades pertencentes à população urbana.

Com isso, a Embrapa Monitoramento por Satélite trabalhou os dados de 610 agricultores que fizeram os cadastros de todos os dados da propriedade no CAR em Minas Gerais e descobriram que as propriedades cadastradas representam 57% do estado. Assim, foi descoberto que os agricultores preservam quase 18% do estado em suas propriedades rurais - seis vezes mais do que toda a área ambiental de Minas, estimada em 3%.

Ele destaca, portanto, que uma marca dos territórios destinados à cafeicultura brasileira é a sustentabilidade e que, com os dados do CAR, isso poderá ser cada vez mais demonstrado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário