Controle da broca-do-café tem nova ajuda de defensivo, mas eficiência depende do manejo correto

Publicado em 06/02/2018 10:04
Confira a entrevista com Giano Caliari - Gerente de Marketing de Culturas de UPL
Confira a entrevista com Giano Caliari - Gerente de Marketing de Culturas de UPL

Podcast

Confira a entrevista com Giano Caliari - Gerente de Marketing de Culturas de UPL

Download

 

LOGO nalogo

Giano Caliari, gerente de Marketing de Culturas da UPL, esteve hoje (06) na redação do Notícias Agrícolas para discutir o tema da broca do café, que tem grande importância na cafeicultura brasileira e gera preocupação entre os produtores, que procuram por alternativas desde a proibição do Endosulfan.

Ocupando mais de 2 milhões de hectares e representando mais de 10% das exportações do agronegócio, o setor conta com uma praga de difícil controle que não é impulsionada apenas pela proibição do inseticida, mas também por fatores como o aumento da mecanização, que é algo importante, mas deixa mais frutos não colhidos na lavoura, pelas mudanças nas práticas estruturais e pelo aumento da exigência da qualidade do grão de café.

Desta forma, o cenário em relação à broca é totalmente diferente nos dias de hoje, de forma que novas alternativas para este problema são cada vez mais necessárias. Caliari visitou lavouras do Sul de Minas e visualizou que, em função do clima, a situação está mais amena, embora o nível de preocupação ainda seja grande.

A broca, além de comprometer a qualidade do grão,  reduz seu peso e prejudica o resultado final da bebida.O gerente aponta que existem manejos adequados e importantes de serem feitos. "Não tem solução mágica: é um conjunto de estratégias, como uma colheita bem feita".

A partir de outubro, o ideal é que os produtores também realizem um monitoramento constante para tomada de decisões quanto ao controle químico, que é um dos pilares na estratégia de manejo. Até o momento, existiam poucas opções no mercado. Contudo, a UPL lançou o Sperto, produto que já foi utilizado por diversos cafeicultores e vem como uma grande novidade para o controle dessa praga.

Segundo Caliar, há uma equipe da empresa focada neste problema, dedicada a levar para os cafeicultores toda a estrutura necessária atender as dúvidas e auxiliar nas recomendações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário