Café: Sem chuvas há 20 dias e temperaturas acima da média, safra 19/20 depende do clima nos próximos meses

Publicado em 12/02/2019 15:15
Éder Ribeiro dos Santos - Coordenador de geoprocessamento da Cooxupé
Lavouras de café na área de abrangência da Cooxupé enfrentaram condição adversas de tempo nos últimos dias. Na média, no Sul e Cerrado mineiro, já são mais de 20 dias sem chuvas, e temperaturas acima da média histórica. Desenvolvimento da safra depende de melhores condições nos próximos meses.

Podcast

Entrevista com Éder Ribeiro dos Santos - Coord. geoprocessamento da Cooxupé sobre a Safra 19/20 de café na área da Cooxupé

Download

 

LOGO nalogo

Há 20 dias, a safra de café na área da Cooxupé não recebe chuvas. Além disso, as temperaturas seguem acima da média. Éder Ribeiro dos Santos, coordenador de geoprocessamento da Cooxupé, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (12) para detalhar essa situação e como ela pode afetar a safra 2019/20.

As principais floradas ocorreram entre agosto e setembro. Outras, se espalharam do mês de outubro até o mês de dezembro, em menor intensidade. A preocupação vem quando os dados coletados são comparados com os dados de 2014.

Em 2014, após a florada em setembro, as condições meterológicas foram favoráveis, assim como 2018, permitindo o bom desenvolvimento do fruto. Mas, em ambos os anos, o mês de janeiro trouxe preocupação, já que há uma grande irregularidade na distribuição das chuvas - embora 2019 tenha condições um pouco melhores do que 2014. O mesmo aconteceu com as temperaturas, que foram muito altas.

No ano de comparação, essas condições geraram quebra na safra. Assim, a preocupação segue para este ano. A planta em condição desfavorável por bastante tempo poderá ter algum comprometimento para o futuro.

Ainda é cedo para cravar um cenário, já que as próximas chuvas podem trazer algum benefício. Neste momento de atenção, a Cooxupé tem orientado o monitoramento constante da lavoura.

O cooperado da Cooxupé que quiser complementar o banco de dados mantido pela cooperativa para compreender a variabilidade e a distribuição de chuvas pode entrar em contato para ter um pluviômetro em sua propriedade e, em troca, receber os dados referentes ao seu balanço hídrico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário