Café: Expectativa é que preços fiquem estáveis em NY, mas quedas expressivas podem acontecer em dias de aversão ao risco
Podcast
Entrevista com Eduardo Carvalhaes - Analista de Mercado do Escritório Carvalhaes sobre o Mercado do Café
Download
O mercado futuro do café arábica teve um dia de pregão tranquilo e recuperando parte das perdas dos dois primeiros da semana, quando os preços foram pressionados pelo petróleo junto com as demais commodities agrícolas. Apesar das baixas dos últimos dias, o café, quando comparado com outros mercados, ainda tem um bom desempenho em meio à pandemia do Coronavírus.
Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, afirma mais uma vez que diante da pandemia o mercado do café, assim como todo o setor financeiro, precisa ser avaliado dia após dia. "A queda do petróleo como foi, por exemplo, pegou todo mundo de surpresa, atingiu outros setores, inclusive o café", comenta. Ainda de acordo com o analista, apesar das baixas dos dois últimos dias, o cenário ainda é positivo para o café.
Carvalhaes destaca que se falando em fundamento, o mercado do café tem tudo para se manter estável, mas não está livre de dias de aversão ao risco como observado várias vezes desde que o Coronavírus tomou grandes proporções. A falta de café no mercado, o consumo sendo mantido mesmo com cafeterias e padarias fechadas ao redor do mundo, são fundamentos que podem ajudar na valorização dos preços em Nova York.
O analista destaca ainda que apesar de não serem registrados problemas com os embarques, enquanto a pandemia estiver em evidência as incertezas continuarão sondando o mercado. Eduardo comenta ainda que a situação nos demais países produtores de café é ainda mais preocupante, principalmente pela falta de estrutura para enfrentar uma pandemia.
Confira a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade