Boa notícia: Setor de café especial começa retomada nos mercados internacionais, diz BSCA

Após um período de incertezas durante o pico da pandemia nos países asiático, as notícias são positivas para o setor de café especiais. Segundo Vanusia Nogueira, Diretora Executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais, importantes compradores do café brasileiro já começam a solicitar a entrega dos cafés, que haviam sido adiadas por conta da pandemia. "A gente está tendo uma retomada muito interessante, os países asiáticos de uma forma geral já regularizando os pedidos ao Brasil", destaca.
As condições de incertezas continuam no entanto para o consumo do café nos Estados Unidos, que ainda enfrenta uma fase delicada com a pandemia. "É o nosso maior mercado, então é um processo que realmente nós temos que acompanhar de perto", afirma. Vanusia destaca que os tipos de café consumidos pelos americanos continuam sendo entregues ao consumidor final, mas que o café com maior pontuação ainda precisa de acompanhamento diário para entender a oferta e demanda.
Já para o consumo interno, Vanusia destaca que o produtor precisará ter mais paciência para entregar o café, tendo em vista que importantes polos consumidores ainda enfrentam as medidas de isolamento social.
A safra de café 2020/21 é aguardada por todo o setor, tanto pela quantidade mas também pela qualidade do café neste. Vanusia destaca que a qualidade da safra é superior à safra passada, tendo em vista que o clima continua ajudando no período de colheita, além do produtor brasileiro cada vez mais focar em fazer um café de boa qualidade.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)