HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mapeamento na pré-colheita do café ajuda a garantir boa produção de cafés especiais

Publicado em 11/05/2021 14:57 e atualizado em 11/05/2021 16:02
Lucas Paulino - Engenheiro Agrônomo e Consultor em Cafés
Entrevista com Lucas Paulino - Engenheiro Agrônomo e Consultor em Cafés sobre os Preparativos a Colheita do Café

Podcast

Entrevista com Lucas Paulino - Engenheiro Agrônomo e Consultor em Cafés sobre os Preparativos a Colheita do Café

Download

 

Nos 16 grupos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Passos os produtores já estão preparados para a colheita do café seja ela manual ou mecanizada. Depois de meses de trabalho e cuidado com a planta, chega enfim o momento de começar o trabalho. Etapa crucial na atividade que pode ser o diferencial ou a ruína do produtor.

“Até esse momento, realizamos em campo todo o acompanhamento de manejo nutricional, de controle de pragas e doenças, buscando alternativas viáveis e efetivas para os produtores, com o compromisso de trabalhar com o que é melhor para a atividade, para que haja mais lucratividade e perpetuidade da atividade”, ressalta o técnico do ATeG Lucas Paulino Silva dos Santos.

Como na bienalidade da cultura, 2021 será de baixa produtividade, também em decorrência da seca, a previsão é que a queda na safra desse ano pode chegar a  40,7% conforme dados da Emater. Segundo o supervisor Rodrigo de Almeida, as consequências da estiagem são notadas mesmo nas lavouras bem cuidadas. “O acompanhamento técnico melhora a força das lavouras e elas sentem menos a seca, mas a falta da água prejudica todos”.  


Com o início da colheita, prevista para maio na maioria dos grupos de ATeG, a preocupação com a qualidade fica mais evidente, uma vez que agrega valor ao produto e aumentam as oportunidades do mercado valorizar mais. “Não podemos esquecer que ano após ano a exigência quanto a qualidade tem sido cada vez maior. Devendo se atentar a vários detalhes, pois muitas vezes você pode estar produzindo um café bom, mas não é um café muito bom, e isso se determina em diversos detalhes durante e após a colheita”, disse o técnico Lucas Paulino.

Qualidade

Lucas ressalta que com o advento dos cafés especiais, tem se visto uma dimensão se abrir no horizonte cafeeiro, mostrando o quanto o café não é só café, é algo muito maior, é complexo, universal e heterogêneo. “Primeiramente, além dos temas já comumente falados, a classificação física, “a cata” do café, e também a análise da granulometria, as peneiras, devemos entender a complexidade que é o perfil sensorial, ou seja, a “prova” do café na xícara, sendo cada café um café diferente”.

Para se chegar a essa qualidade buscada pelo público, o técnico orienta os produtores com técnicas específicas. “Utilizamos o mapeamento de qualidade, onde se realiza uma amostragem de frutos maduros, que atingem primeiramente o ponto de maturação. Secamos esses separadamente, talhão a talhão, ou em talhões muitos grandes sugerindo que se divida conforme a realidade do local e oscilação de microclimas. Realizamos a avaliação sensorial, amostra por amostra, e observamos os potenciais dos talhões. O trabalho é focado nos locais que apresente qualidade satisfatória. O trabalho e o custo a mais é destinado para conservar a qualidade daquele talhão”, observa Lucas.

Com o planejamento em mãos, busca-se colher a menor porcentagem de frutos verdes e a maior porcentagem de frutos maduros, lembrando de manter equilíbrio diante dessa porcentagem. Com a colheita realizada, a separação de lotes e a rastreabilidade deles, com cuidado e cautela garantem a qualidade final do produto. 

“Muitas vezes se fala em rastreabilidade e sempre se realiza somente a separação e anotação de todo processo. A união dos lotes acaba não sendo feita seguindo critérios rigorosos. Esse ponto pode provocar erros e, também, uma possível perca. Ressaltando que dificilmente o produtor conseguirá fazer 100% dos seus cafés, ter uma qualidade muito acima”. 
Lucas ainda ressalta que é primordial pensar e trabalhar em cada detalhe, pois para agregar valor no seu produto e fazer cafés especiais que sejam produtos com grandes diferenciais é necessário focar e agir de forma localizada e com os pés no chão.

Prêmios

O reconhecimento desse trabalho é realizado anualmente pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES através do Cupping ATeG café, que está na sua quarta edição, e premia os cafés de maior qualidade em todo Estado, além de estimular a venda de lotes com valores diferenciados para o produtor.
Em 2021 o Sistema também premiou 21 pessoas entre Produtores, técnicos e supervisors do Programa em todo Estado. A premiação Destaques ATeG Café marcou o encerramento do ciclo de quatro anos dos pioneiros do ATeG em Minas Gerais.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Augusto Guimarães Serra do Salitre - MG

    Parabéns à entrevistadora, ela faz a pergunta e o entrevistado fica à vontade.... Parabéns Lucas, preciso de vc.

    No ano 2020, nós fermentamos controladadamente um único lote de 248 sacas, e o boia desse café de 180 sacas foi o melhor das 12000 amostras do cerrado foi pra FMC. Preciso de vc, vai ser a boa idade com a juventude técnica.

    Te aguardo.

    Zé augusto

    1