Rede social do café comemora 15 anos de existência

Publicado em 02/07/2021 11:21 e atualizado em 02/07/2021 18:08 1437 exibições
Café em Prosa - Podcast
Ao longo desse tempo, plataforma precisou disputar espaço com outras redes sociais e se adequar as mudanças comportamentais dos usuários da internet

Podcast

Rede social do café comemora 15 anos de existência

Download

Logotipo Notícias Agrícolas

O ano era 2006, e a Internet no Brasil ainda engatinhava. Vivia-se a lenta transição entre a Internet discada e a banda larga.  O movimento de Redes Sociais começava a despontar. O Myspace foi desenvolvido em 2003, o Facebook foi criado em 2004, o Twitter lançado em 2006 e o Instagram somente em 2010. Nenhuma dessas Redes Sociais tinham se destacado no Brasil e, na época, o que existia, ainda de forma embrionária, era o Orkut. O iOS - Sistema Operacional Móvel da Apple foi lançado nos Estados Unidos somente em 2007 e, em 2008, surgiria o Android – sistema operacional que se tornou líder mundial. O WhatsApp, principal aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones foi lançado somente em 2009.  Nesse contexto de grandes transformações, surge a Rede Social do café. 

Na virada do milênio foi fundada a Radium Systems da fusão de mentes inquietas, homens de negócio, professores universitários, jovens programadores e criadores ávidos pelo novo horizonte digital que começava a se abrir. A empresa nasceu com o DNA da inovação, colaboração e conexão possibilitados pelos meios digitais. Os esforços se direcionaram para a construção da Plataforma de Mídia Social Peabirus. Desde sua gênese, a rede foi criada para conectar profissionais, instituições e empresas, de forma a incentivar o compartilhamento de informações, construção do conhecimento e desenvolvimento de oportunidades.

O Peabirus chegou ao setor cafeeiro por intermédio do então secretário executivo do CNC - Conselho Nacional do Café, Alberto Duque Portugal e do então gerente geral da EMBRAPA CAFÉ, Gabriel Ferreira Bartholo, que gerenciava o Consórcio Pesquisa Café. O café foi uma das pautas que sustentou o Peabirus desde o lançamento, dia 28 de junho de 2006, há 15 anos.  Daí em diante desenhou-se uma revolução no modelo de comunicação entre as instituições participantes do Consórcio e os demais segmentos da cadeia café, numa troca dinâmica de informações para incentivar a incorporação das tecnologias geradas pela pesquisa e colocar a cadeia produtiva dentro do moderno contexto da sociedade da informação. 

cafe em prosa

Este é o “Café em Prosa Podcast”, o primeiro podcast raiz do site Notícias Agrícolas e inteiramente dedicado ao setor de cafés especiais. Passarão por aqui especialistas, baristas, empreendedores, produtores e amantes do bom e velho café. Em conversas descontraídas, essas pessoas contarão suas histórias e trarão suas ligações com essa bebida que é uma das mais apreciadas no mundo todo. Então pegue sua xícara quentinha e venha nessa jornada com a gente!

Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário