Café: Um ano após a geada severa, preocupação do mercado se volta para risco do La Niña afetar recuperação do Brasil em 2023
Podcast
Sem novidades e com produtor focado na colheita, dias têm sido de poucos negócios, apesar da volatilidade
Há um ano o produtor de café arábica acordava com a ocorrência de geada nas principais áreas de produção do país. O evento climático trouxe bastante impacto na safra sendo colhida e aumentou a preocupação do mercado em relação à oferta do produto.
Com a colheita em pleno acontecimento e com relato de atraso, o produtor segue observando bastante volatilidade nos preços de café na Bolsa de Nova York (ICE Future US) e participa do mercado a medida que precisa fazer caixa.
Mas, a partir de agora, segundo o analista de mercado Fernando Maximiliano, da StoneX Brasil, as preocupações já se voltam para o risco do terceiro ano consecutivo com La Niña no parque cafeeiro. A preocupação, de acordo com ele, é que um atraso no regime chuvoso ou chuva irregular, como foi observada nos últimos dois anos com a La Niña, traga problemas para a safra de 2023, até agora esperada como uma possível recuperação na produção brasileira.
Em fase de fraca intensidade, os modelos meteorológicos passaram a indicar, nas últimas semanas, o pico do evento climático a partir do mês de outubro afetando o regime de chuvas no Centro-Sul do Brasil. Se confirmado, o La Niña pode novamente cortar as precipitações na região Sul e provocar atraso e irregularidade na estação chuvosa no Sudeste do país. A tendência é que o La Niña com intensidade moderada aconteça em outubro, novembro, dezembro.
Confira a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade