Em menos de uma semana, cidades de MG já registram acumulado de chuva superior a média de todo o mês de dezembro

Publicado em 06/12/2017 16:27
As precipitações no estado mineiro podem continuar ao longo de toda a semana, assim como em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins. Uma mudança no padrão também indica nuvens sobre o Paraná, que caminham em direção ao oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

LOGO nalogo

Morgana Almeida, Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca nesta quarta-feira (06) que a previsão do tempo se confirmou e que as chuvas continuaram estabelecidas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, na porção norte do Espírito Santo, no interior da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí. Por sua vez, a região Sul se manteve estável, sem grandes volumes de chuva.

O município de Viçosa (MG) foi o que mais acumulou chuvas dentre todas as estações de meterologia do Inmet. Nos últimos dias, caiu um acumulado de 237,08mm, 12% a mais da média esperada para dezembro, que é de 211mm. Apenas no dia 04 de dezembro, Viçosa recebeu 87,02mm.

Nesta tarde, as nuvens se posicionam em, praticamente, todo o centro-leste e norte do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins. Uma mudança no padrão também indica nuvens sobre o Paraná, que caminham em direção ao oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Assim, a região Sul pode receber uma condição mais significativa de chuvas. As condições mais intensas seguem para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro.

O corredor de umidade segue bem estabelecido na Região Central e deve ser apoiado por esse novo sistema no Rio Grande do Sul. A partir de amanhã (7), as chuvas devem continuar no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, se espalhando para a região nordeste, principalmente para o sul e o sudoeste da Bahia.

Na sexta-feira, a condição persiste, com um padrão mais seco em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e volumes mais intensos em Minas Gerais, norte de São Paulo e Rio de Janeiro. No sábado, um sistema de baixa pressão entre o litoral do Espírito Santo e da Bahia deve deslocar o volume de chuva mais ao Norte.

De acordo com as previsões mais estendidas até a terceira semana de dezembro, este padrão deve se manter, com volumes de chuva menores na Região Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário