Semana seca em MG, GO e MT, mas chuvas intensas devem voltar na última semana de janeiro

Publicado em 15/01/2018 17:30
Próximos dias ainda serão chuvosos em SC, PR e MS. Nova frente fria chega ao RS na quinta-feira (18), provocando bons volumes de chuvas, principalmente no meio oeste do estado

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, informa que a partir desta terça-feira (16) deve ocorrer uma diminuição significativa de umidade e da chuva na porção oeste de Goiás e sobre todo o Mato Grosso. Caso ocorra algum volume, este deve vir no período da tarde, de maneira fraca. Uma condição de bloqueio atmosférico deixa a umidade "confinada" no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A previsão de chuvas no Rio Grande do Sul se confirmou no último final de semana, com uma passagem rápida de frente fria, mas hoje a porção mais ao Sul do estado já está com tempo mais aberto. Em função do deslocamento da frente fria, ainda chove no norte do estado, mas, nas próximas horas, o fenômeno tende a se deslocar para o oceano.

A partir de quarta-feira (17) os ventos na baixa troposfera já tendem a ficar mais intensos, trazendo umidade para a porção oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas. Na quinta (18), um novo sistema de origem frontal deve se formar, voltando a chover com um pouco mais de intensidade por quase todo o estado.

Por outro lado, a porção mais seca do Brasil Central se amplia cada fez mais. A Alta Subtropical do Atlântico Sul deve adentrar o continente e impedir que novas chuvas ocorram nessa porção do Brasil. A partir de domingo, já há uma quebra nesse bloqueio, permitindo melhores condições atmosféricas entre domingo e segunda-feira para Minas Gerais e Goiás e para Mato Grosso somente na próxima terça (23).

Os diferentes modelos apresentam um consenso de que o final de janeiro será mais úmido no Centro-Oeste. Assim, adiantar a colheita no Mato Grosso, onde os trabalhos já se encontram em 1%, é a condição ideal para este momento.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/01 a 18/01) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/01 a 18/01) para todo o Brasil - Fonte: Inmet

» Clima: Com La Niña, Brasil terá safra de verão marcada por eventos climáticos extremos, diz Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário