Após bons volumes de chuvas nos próximos 2 dias, região Sul do Brasil pode passar por veranico até os 10 primeiros dias de março

Publicado em 19/02/2018 18:01
Chuvas na faixa central do país estão confirmadas a partir da próxima quarta-feira (21) e podem atrapalhar avanço da colheita em MT, GO e MG

LOGO nalogo

Podcast

Após bons volumes de chuvas nos próximos 2 dias, região Sul do Brasil pode passar por veranico até os 10 primeiros dias de março

Download

Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou  ao Notícias Agrícolasque o Rio Grande do Sul está recebendo chuvas irregulares -- abaixo dos volumes esperados --  não alcançando o padrão pluviométrico em diversas localidades.

A frente fria  que chegou ao Sul do país  vai continuar gerando instabilidades sobre o estado gaúcho e também sobre Santa Catarina e Paraná até a próxima quarta-feira (21), quando as condições de chuva tendem a cessar para a região.

Até a sexta-feira da semana seguinte a região não deve receber novos volumes.

Em contrapartida, as chuvas devem ser intensas na faixa central do Brasil, ganhando força a partir de amanhã (20). No domingo, alguns pontos isolados já receberam chuvas, como o Matopiba e Minas Gerais. Entre quarta e quinta-feira, os volumes devem ser grandes e concentrados, com destaque para Bahia e Goiás.

As chuvas devem se estender até o próximo dia 7 na região central, enquanto deve ocorrer uma diminuição no Sul do país. A estiagem irá perdurar desde 27 de fevereiro até os 10 primeiros dias de março.

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas voltam ao Sul do país depois de vários dias com condições climáticas adversas e aliviam as preocupações dos produtores. A região, inclusive, tem alerta de tempestades nesta terça-feira.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet. O aviso para as áreas dos três estados da região Sul vale para até às 23h59 de amanhã (20).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/02 a 22/02) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/02 a 22/02) para todo o Brasil - Fonte: Inmet

Segundo o modelo Cosmo, as chuvas em todo o Mato Grosso se intensificam mais para o final da semana, bem como na região do Matopiba. Os acumulados diários ficam próximos de 60 milímetros.

Na região Norte, as chuvas já foram fortes no final de semana e devem continuar nos próximos dias. A região é a que tem maior número de cidades com altos acumulados nas últimas 24 horas em todo o país, segundo dados do Inmet. Porto de Moz (PA) acumulou 131,9 mm em 24 horas, já São Gabriel da Cachoeira (AM) registrou 99,6 mm e Tefe (AM) teve 90 mm.

A Climatempo destaca que muitas áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e alguns estados do Nordeste devem acumular altos volumes durante a segunda quinzena de fevereiro de 2018 e os primeiros dias de março.

"No período entre 22 e 26 de fevereiro, a chuva deve ser mais frequente e forte sobre o Amapá e Pará, mas também sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Várias áreas de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo podem acumular pelo menos metade da média de chuva normal para fevereiro. Mas a chuva continua escassa na maioria das áreas da Região Sul do Brasil", noticia a empresa meteorológica.

Uma área de Baixa Pressão atmosférica está se desenvolvendo e se intensificando sobre o Paraguai, e mais nuvens carregadas vão avançar para Mato Grosso do Sul. Além disso, o fluxo de ventos que vem do Norte do Brasil está convergindo toda a umidade em direção a Bolívia, ao Paraguai e ao estado de Mato Grosso do Sul, contribuindo para o crescimento das fortes áreas de instabilidade. 

 

Os meteorologistas da Climatempo alertam para chuva forte com grandes acumuladospelo menos até a próxima quarta-feira (21). Há risco de temporais em todo o estado, inclusive em Campo Grande. A chuva poderá vir acompanhada de raios e fortes rajadas de vento de até 90 km/h.  

 

terça-feira (20) já pode começar chuvosa em todo o centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na capital Campo Grande. Há chance de algumas aberturas de sol e as pancadas de chuva retornam durante à tarde e a noite para todo o estado, com risco de chuva forte. 

 

satélite_CO_colorida_19.02

   Imagem de satélite mostra áreas de instabilidade sobre todos os estados do Centro-Oeste do Brasil. 

Em quatro cidades de Mato Grosso do Sul, o início do ano letivo na rede estadual precisou ser adiado para esta terça-feira (20). As aulas deveriam ter começado no último dia 15, mas por conta dos estragos causados pela chuva, o calendário escolar precisou sofrer alteração. Bela Vista, Inocência, Itaquiraí e Novo Horizonte do Sul estão em situação de emergência por conta do excesso de chuva. 

 

Semana instável em MT, GO e DF 

As áreas de instabilidade também vão crescer sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal e a semana vai seguir com pancadas de chuva. Todas as áreas estão no risco de chuva forte, inclusive as capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF). 

 

A chuva do fim de semana ajudou a elevar um pouco mais o nível dos reservatórios no Distrito Federal. Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), o Descoberto opera com 53,9% da sua capacidade e o Santa Maria com 40% na última medição desta segunda-feira (19). 

Veja o mapa com a previsão de chuva acumulada entre 22 e 26 de fevereiro:

mapa com a previsão de chuva acumulada entre 22 e 26 de fevereiro - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas/Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Francisco William Silva Aracati - CE

    Como vai atuar a ZCIT NO NORTE DO NORDESTE/CEARA?

    1
    • Antonio Reginaldo de Sá Filho SALGUEIRO - PE

      Francisco, aqui em Salgueiro PE estamos tendo um regime de chuvas que não acontecia há pelo menos dez anos..., somente em fevereiro choveu o equivalente a 70% do que choveu o ano passado todo..., e as previsões são de mais chuvas até inicio de março.

      1