Relação de municípios no Sul do país com temperaturas abaixo de 2 graus mostra alcance da massa polar

Publicado em 02/07/2019 13:14
Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Produtores de trigo com lavoura recém germinadas no RS ou aquelas próximas do espigamento, devem ficar atentos

Podcast

CropView - Cristina Queiroz - Rural Tecnologia

Download
 

LOGO nalogo

Nos estados do Sul do País, a estimativa é que as temperaturas no sul do país devem ficar negativas durante este final de semana por conta da abrangência da massa polar. Diante desse cenário, os produtores rurais que cultivaram trigo e estão recém germinadas no Rio Grande do Sul devem ficar atentos para que as condições climáticas não prejudiquem as lavouras.

A Diretora do Rural Tecnologia, Cristina Queiroz, alerta que no próximo sábado (06) as temperaturas podem ficar ao redor de - 2 ºC em algumas localidades. “No estado do Paraná, as temperaturas podem até ficar negativas na maioria dos municípios durante o final de semana”, afirma.

De acordo com modelos meteorológicos do Oráculo Meteorologia, com base nos dias 01 a 06 de julho, mostram que as condições climáticas devem ser mais úmidas no sul do país. “A chuva acontece em alguns pontos isolados que causa certa preocupação já que a úmida que fica parada nas lavouras potencializa os efeitos do frio”, comenta.

Nos dias 06 a 11 de julho, os modelos meteorológicos apontam que a maioria das regiões não vai receber precipitações. “O tempo vai continuar frio com as mínimas na casa dos 4 ºC. Inclusive, o sul do estado de Minas Gerais pode ter temperaturas baixas e afetar a produção de café”, ressalta.

Já no período de 11 a 16 de julho, as condições climáticas mudam e as temperaturas mínimas podem ficam próximas de 16 ºC. “Os três estados do sul precisam ficar atentos com essa condição de frio que será rápida e intensa. A cultura do trigo gosta de temperaturas mais baixas, porém dois momentos do desenvolvimento requerem atenção que é quando está emergindo e no emborrachamento”, aponta.

Para Turvo (PR), considerando um plantio de trigo no dia 20 de maio, com ciclo de 120 dias. A expectativa é que as condições climáticas negativas podem prejudicar o desenvolvimento da cultura.  Assim, a estimativa é de uma produtividade de 55 sacas até o final do ciclo.

Já no município de Pato Branco (PR), considerando um plantio de trigo em 20 de maio e um ciclo de 120 dias. “Em termos de produtividade também temos uma boa sinalização sem prejuízos para a cultura. Neste final de semana deve fazer frio no município, mas na próxima segunda-feira o tempo já começa a esquentar novamente”, relata.

Na região de Santo Ângelo (RS), considerando um plantio de trigo no dia 25 de maio com um clico da cultivar de 120 dias. “Por enquanto, não temos sinalização de perda de produtividade e vemos que as médias de precipitações estão dentro do normal”, destaca.

Em Encruzilhada do Sul (RS), considerando um plantio de trigo no dia 02 de julho com um ciclo de 120 dias. “O balanço hídrico aponta uma redução das precipitações no final do clico no município”, conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário