BA, PI, MA e Norte de Minas terão chuvas regulares somente na última semana de dezembro, após rompimento de bloqueio atmosférico

Publicado em 16/12/2019 12:09
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Núcleo do Vórtice Ciclônico segue atuando entre os estados de Minas Gerais e Bahia

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Download

LOGO nalogo

Um vórtice ciclonico está atuando sobre o Centro Norte do País, afetando a Bahia, Piauí, Maranhão e norte de Minas Gerais, o que impede que as chuvas cheguem até essas regiões.

Segundo Francisco de Assis Diniz - meteorologista-chefe do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia, nas áreas em que o centro do vórtice está atuando não há condição de chuvas até o Natal. As previsões indicam que o cenário só deve mudar na última semana de dezembro, após o rompimento desse bloqueio atmosférico.

Chuvas sobem para o Sudeste

Os mapas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que há uma frente fria em atuação pela região sul do país, atingindo sobretudo os estados de Santa Catarina e Paraná. As previsões indicam que a frente deve avançar para São Paulo, levando condição de chuvas fortes para o Sudeste, mas por enquanto as chuvas ainda não chegam ao centro-norte. "Vai avançar para Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal mas ainda não tem força para romper e avançar para o Norte", afirma. 

Mas a partir do dia 23 a condição muda radicalmente para a Bahia, Piaui, Maranhão e Norte de Minas. De acordo com o meteorologista, há previsão da formação de uma nova frente fria nos próximos dias e a partir do dia 23 o rompimento do bloqueio começará acontecer no norte de Minas Gerais, levando também chuva forte para o oeste da Bahia. 

O mapa de precipitação acumulada dos últimos cinco dias mostra a atuação do vórtice ciclonico no Nordeste. Neste período, choveu em todo o país com execeção das áreas de atuação do fenômeno.

-- "A atuação desse vórtice continua na mesma posição, nos ultimos dias deslocou um pouquinho para o oeste da Bahia, mas até o dia 18 ele ainda permanecerá na mesma posição, e não deixa chover", explica Francisco. 

Nos últimos cinco dias os volumes mais expressivos foram registrados em pontos do Centro-Oeste e Sudeste do país. Na região central os volumes mais expressivos foram registrados em Goiás, Mato Grosso do do Sul e Mato Grosso. 

Já no Sudeste, os volumes confirmaram as previsões e os maiores acumulados foram registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Também choveu em alguns pontos da região sul do Brasil, com destaque para o norte do Paraná, que recebeu os volumes mais expressivos. No Rio Grande do Sul também choveu, porém em volumes baixos. 

Veja o mapa de precipitação dos últimos cinco dias em todo o Brasil: 

Cinco dias - Inmet
Fonte: Inmet 
Semana inicia com chuvas expressivas em toda a região sul do Brasil

A semana inicia com chuvas expressivas para a região sul do país. As condições de chuvas se desenvolveram devido a uma acentuada queda da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, combinado com um forte fluxo de calor e umidade nesta região. 

"Esta forte área de baixa pressão atmosférica permanece sobre o Paraguai nesta segunda-feira, 16 de dezembro, e se junta com uma frente fria que avança pelo litoral da Região. O tempo continua muito instável em quase todo o Sul do Brasil nesta segunda e nuvens carregadas continuam se formando por quase toda a Região", afirma a Climatempo. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica que nas próximas 24 horas as chuvas tendem a ser mais expressivas no norte do Rio Grande do Sul, além de todas as regiões de Santa Catarina e Paraná. 

No Rio Grande do Sul, são esperados acumulados entre 40 e 50 milímetros. Já em Santa Catarina, a previsão indica chuva expressiva em todo o estado, com acumulados entre 50 e 60 mm, podendo ser registrados 70 milímetros em alguns pontos. 

Também são esperadas chuvas significativas no Paraná, onde os modelos indicam que precipitações entre 40 e 50 milímetros em todo o estado, com destaque para a região central do estado onde as chuvas podem ser mais intensas, com até 70 milímetros de precipitação. 

"Além da chuva intensa, com potencial para alagamentos repentinos nos centros urbanos, o alerta também é para ventania, com rajadas que podem chegar aos 100 km/h", afirma  Climatempo sobre Santa Catarina e Paraná. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas na região Sul do país: 

Sul - Inmet
Fonte:  Inmet 
 

Outras regiões 

O Cosmo indica que a partir de quarta-feira (18), as chuvas avançam e chegam de maneira expressiva também no Mato Grosso do Sul. Os mapas indicam chuvas entre 30 e 40 milímetros em todo o estado. 

Na região central do Mato Grosso do Sul os volumes tendem a ser mais intensos e são previstas precipitações entre 50 e 70 milímetro. Os mapas indicam ainda que alguns pontos da região podem ter volumes de até 125 mm de precipitação. 

Em 48 horas também estão previstas chuvas para todo o Mato Grosso. Há condições de chuvas para todo o estado, com destaque para pontos da região central, norte e sul, onde os volumes podem ser mais elevados, ficando entre 30 e 40 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo Brasil:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Últimos três dias

Nos últimos três dias os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Centro-Oeste, pontos do Sudeste e áreas da região sul do Brasil. 

No Centro-Oeste, choveu em todo o estado do Mato Grosso, ficando os maiores acumulados para a região oeste do estado, com precipitações entre 60 e 80 milímetros. Nas demais áreas as chuvas ficaram entre 25 e 30 mm. 

Também foram registradas chuvas no Mato Grosso do Sul, com volumes entre 20 e 30 mm. Em Goiás, as chuvas mais expressivas foram registradas na região sul do estado, com até 40 milímetros de precipitação. 

No Sudeste, confirmando as previsões, as chuvas mais expressivas foram registradas no sul de Minas Gerais, entre 20 e 30 mm de precipitação. Também choveu em todo o estado de São Paulo, com precipitação de 30 mm. 

Na região sul do Brasil, choveu no Rio Grande do Sul, com precipitações de 20 milímetros. No Paraná, os volumes foram mais intensos na região norte do estado, entre 20 e 30 mm de precipitação. 

Veja a previsão do tempo para terça-feira (17) em todo o Brasil

CLIMATEMPO: Previsão para terça-feira (17) em todo o Brasil

 

INMET: Previsão para terça-feira (17) por região do Brasil

Confira a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para todas as regiões do Brasil:

CENTRO-OESTE

17/12/2019
Terça-feira

43.jpg

Pancadas de chuva e trovoadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no oeste e sul de Goiás. Demais áreas, parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas.

Temp. Max.: 36ºC
Temp. Mín.: 18ºC

UR. Max.: 100%
UR. Min.: 30%

Direção do Vento: SE-NE-SW

Intensidade: Fraco/Moderado com Rajadas

NORDESTE

17/12/2019
Terça-feira

36.jpg

Chuva isolada no Recôncavo e sul da Bahia, leste e agreste de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Possíveis chuvas isoladas no nordeste da Bahia, em Alagoas, Paraíba, norte, centro e leste do Maranhão. Demais áreas da região, parcialmente nublado a claro.Chuva isolada no Recôncavo e sul da Bahia, leste e agreste de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Possíveis chuvas isoladas no nordeste da Bahia, em Alagoas, Paraíba, norte, centro e leste do Maranhão. Demais áreas da região, parcialmente nublado a claro.

Temp. Max.: 39ºC
Temp. Mín.: 16ºC

UR. Max.: 95%
UR. Min.: 20%

Direção do Vento: N-E-S

Intensidade: Fraco/Moderados com Rajadas

NORTE

17/12/2019
Terça-feira

42.jpg

Pancadas de chuva no Amazonas, Amapá, Roraima e Acre. Nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Rondônia e no Pará. Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Tocantins.

Temp. Max.: 36ºC
Temp. Mín.: 20ºC

UR. Max.: 95%
UR. Min.: 25%

Direção do Vento: N-E-SE

Intensidade: Fraco/Moderados com Rajadas

SUDESTE

17/12/2019
Terça-feira

43.jpg

Pancadas de chuva e trovoadas em São Paulo. Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais e com chuva fraca no Espirito Santo. Demais áreas da região, claro a parcialmente nublado.

Temp. Max.: 40ºC
Temp. Mín.: 12ºC

UR. Max.: 95%
UR. Min.: 30%

Direção do Vento: E-NW-SE

Intensidade: Fraco/Moderado com Rajadas

SUL

17/12/2019
Terça-feira

48.jpg

Pancadas de chuva e trovoadas no Paraná e em Santa Catarina. Nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, demais áreas do estado céu parcialmente nublado. Pode chover forte no norte de Santa Catarina e no Paraná.

Temp. Max.: 32ºC
Temp. Mín.: 9ºC

UR. Max.: 95%
UR. Min.: 30%

Direção do Vento: NW-NE-SE

Intensidade: Fraco/Moderado com Rajadas

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
NA/Inmet/Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário