Previsão de veranico para oeste e norte do PR e sul do MS até o início do ano. BA, PI e norte de MG terão chuvas irregulares

Publicado em 23/12/2019 13:24
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Download

LOGO nalogo

Segundo previsões climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias devem ser de permanência da estiagem no oeste da Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais, áreas que já sofrem com a escassez de chuva. Deve haver também cerca de 10 dias sem chuva no norte e oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do sul, entretanto, como estas localidades já tiveram bons volumes de chuva nos últimos dias, o solo úmido ainda deve sustentar o andamento das lavouras.

"Para o oeste da Bahia, a correção de forma mais geral, só a partir do dia 1º de janeiro. De resto, as chuvas na região devem ser irregulares, pode até ter volume significativo, mas de maneira isolada".

De acordo com Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, nos últimos cinco dias não houve chuvas no Piauí, Bahia, leste do Tocantins e norte de Minas Gerais até Espírito Santo. Se ampliar a análise ára 15 dias atrás, houve pouca precipitação nestas áreas. 

"Tem chuvas de 15mm a 30mm, no máximo, e muitas áreas não tiveram chuvas, situação totalmente irregular", explica.

Nos últimos cinco dias, no Paraná, choveu quinta-feira (19), sexta-feira (20) e sábado (21), o que pode dar sustentabilidade durante a estiagem. No Rio Grande do Sul, após quase 20 dias sem chuva, de sexta para sábado choveu de 30mm a 40mm, mas o suficiente para amenizar a situação. 

Segundo Diniz, nesta segunda-feira (23) há a passagem de um sistema frontal, associado à zona de convergência do Atlântico Sul, que abrange desde o centro do país, passando pelo sudeste, mas não passa pelo norte de minas. 

"A gente vê que algumas áreas do Tocantins também atinge, mas o leste do estado fica de fora. Começa a limpoar o sul do Brasil, desde o fim de semana, e aí vai começar estiagem". 

Analisando a médio prazo, desta segunda-feira (23) até 1º de janeiro, as chuvas no norte de Minas Gerais variam de 30mm a 60mm em algumas áreas, assim como no oeste da Bahia. No Maranhão, vai de 40mm a 100mm, Piauí diminui para 20mm a 50mm. No Paraná, as chuvas devem dar uma pausa e só retornar perto do dia 1º de janeiro, e no final de dezembro, as precipitações devem chegar ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Até dia 30 de dezembro, deve haver a permanência de área sem chuva do centro, oeste ao sul da Bahia, e norte de Minas Gerais, com chuvas de 20mm a 30mm no acumulado até dia 30. 

Do dia 31 de dezembro a 7 de janeiro, segundo o especialista, as precipitações devem melhorar, indo para a faixa de 90mm a mais de 100mm na Bahia, norte de Minas Gerais, leste do Tocantins, sul do Piauí e Maranhão. As chuvas devem persistir na faixa central entre Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    e no Maranhão? esqueceram?

    0
    • Merie Coradi Cuiaba - MT

      Diga ai Sr. Vilson, ... como está correndo o clima nas áreas de soja do Maranhão?

      0
  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    Aqui no RS está bastante seco, as chuvas do final de semana foram muito isoladas e manchadas - tendo locais que nem sequer choveu..., no milho já está consolidada a perda, sem chances de reversão..., a soja plantada primeiro, já em floração também, começa a ter perdas significativas, e se não chover a soja plantada em novembro tbm começará a ter perdas irreversíveis, uma vez que hoje - dia de Natal - as temperaturas ultrapassam já os 36 graus, com modelos indicando que ela deverá passar de 40 graus nos próximos dias... O que podemos esperar???

    0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Hoje recebi fotos de lavouras de milho do noroeste do RS e percebo que as lavouras estão extremamente prejudicadas... isso é muito triste.

      1