RS terá boas chuvas a partir da quinta-feira (09) com avanço de uma frente fria. Veranico rápido pode ocorrer entre BA, MG e GO

Publicado em 06/01/2020 12:37
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Com novo canal de umidade a partir da zona de convergência intertropical , chuvas no Matopiba devem se firmar

 

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões indicam que deve voltar a chover de maneira significativa no Rio Grande do Sul a partir da próxima quarta-feira (9), região onde os produtores estão sofrendo com a falta de chuvas e agora tendência é que volte a chover. "As chuvas tendem a voltar com força. É claro que a gente sabe que especialmente na fronteira com a Argentina e com o Uruguai, os sistemas passam muito rápido, mas há previsão de chuva mesmo sabendo que nos próximos dias a umidade vai cair", afirma o meteorologista Mamedes Luiz Melo. 

Segundo o especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria pelo sul do país pode fazer com que chuvas fortes aconteçam no Rio Grande do Sul nas próximas horas. "O modelo prevê que ela (frente fria) deva chegar amanhã, mas acredito que seja mais rápido que isso e amanhã a noite já esteja no Paraná", afirma o especialista. 

De acordo com o Mamedes, apesar da chuva passar de maneira muito rápida pela região nas próximas horas, a partir do dia 9 (quinta-feira), as previsões indicam volumes mais expressivos para o Rio Grande do Sul. "Não é uma chuva de apagar incêndio, mas é uma chuva que deve ter um procedimento ao longo de janeiro, trazendo mais tranquilidade para o produtor", destaca o meteorologista. 

Já na região central do país, as condições de chuvas seguem firmes. Os mapas indicam que o canal de umidade segue atuando na região, além da uma zona de convergência que estará atuando de maneira mais expressivas na região e que também levará condições de chuvas expressivas para o Nordeste. 

O meteorologista do Inmet indica que as chuvas de fato estão atrasadas na região do Matopiba, mas que em contrapartida em 2020 a temporada de chuvas deve ser estendida entre julho e agosto. "As chuvas deverão ter esse ano essa estendida, uma chuva boa, isso tranquilizando grande parte dos agricultores", afirma Mamedes. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo o Brasil 

No período de 6 até 14 de janeiro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês), indica chuvas volumosas para o Centro-Oeste do Brasil. 

Segundo o modelo, no período os volumes tendem a ficar entre 100 e 125 milímetros no Centro-Oeste, atingindo também áreas de plantio do Matopiba. Os mapas mostram ainda chuvas expressivas para o Sudeste do país, com até 100 mm de precipitação. 

Já no período ente 14 e 22 de janeiro, o NOAA indicam que as condições descem e os volumes tendem a diminuir no Centro-Oeste e Matopiba, a previsão indica volumes entre 70 e 80 mm de precipitação. 

Neste período, os mapas indicam maiores volumes mais a região de Minas Gerais, com precipitações de até 125 milímetros.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o país: 

NOAA
Fonte: NOAA 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário