Chuvas seguem com bons volumes na metade norte do país nos próximos quinze dias. Metade Sul segue com irregularidades

Publicado em 24/01/2020 14:28 e atualizado em 24/01/2020 15:04
2994 exibições
Regiões de café estão sendo beneficiadas pelas chuvas. Matopiba segue com condições favoráveis às lavouras
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As chuvas dos últimos dias em algumas regiões tem chamado atenção após o atraso da estação chuvosa em grande parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas acontecem nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e parte do Rio de Janeiro, acontecem devido a um sistema frontal, que desde o início da semana atua em conjunto com a Zona de Convergência da América do Sul, fazendo com que seja formado uma área grande de umidade que desce do Amazonas e atinge toda a região central e Sudeste do país. 

As previsões indicam que o final de semana continuará sendo de bons volumes para os estados onde o corredor está em atuação. Segundo o meteorologista Francisco Diniz de Assis - chefe do Centro de Meteorologia do Inmet, o sistema é característico do Verão e pode chegar a ficar cerca de uma semana atingindo as mesmas regiões. Ainda segundo Francisco, as chuvas costumam ser sem pausa, mantendo o céu nublado durante todo o período. 

Os modelos mostram que as condições de chuvas intensas devem permanecer no sul da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro por pelo menos mais quatro dias. Segundo o meteorologista, no começo da próxima semana, o sistema deve descer mais para a região sul e um vórtice ciclonico deve voltar atuar na região do Nordeste, empurrando o canal de umidade mais para o sul. 

O modelo Cosmo indica que as chuvas serão mais expressivas nas regiões produtoras de café em Minas Gerais nas próximas 24 horas, quando são esperados volumes de até 125 milímetros nas regiões central e leste do estado. Nas demais regiões, os volumes esperados também tendem a ser expressivos, entre 50 e 60 milímetros. 

As chuvas continuarão volumosas durante todo o final de semana, com volumes mais baixos sendo esperados para o domingo - entre 30 e 40 milímetros. Também continuará chovendo no Espirito Santo, estado que vem sendo castigado pelas fortes chuvas durante esta semana. Os modelos indicam precipitações entre 30 e 40 milímetros durante todo o final de semana. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário