Semana do carnaval terá muita chuva na região Central e Sudeste do país e a sugestão é avançar com a colheita

Publicado em 17/02/2020 13:17
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Chuvas previstas para o RS serão menores que o esperado

Podcast

Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Download

LOGO nalogo

A semana inicia mais uma vez com previsão de volumes expressivos de para o Centro-Oeste e Sudeste do país. No Rio Grande do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que de que as chuvas continuem acontecendo com irregularidades. 

"Os modelos indicavam uma melhoria na condição de precipitação, mas ainda não está acontecendo", afirma Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet. Destacando ainda a situação no sul do país, o meteorologista afirma que a previsão indica que as chuvas devem se concentrar no Paraná. 

O sistema que levará condição de chuvas para o Paraná, deve ganhar força e direcionar as condições de chuvas para o Centro-Oeste e Sudeste do país ao longo desta semana. Segundo o analista, uma alta pressão na atmosfera impede que novos sistemas de chuvas sejam formados em toda a região sul, sobretudo no Rio Grande do Sul, onde a situação é mais complicada. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, esse sistema deverá ficar, pelo menos, por uma semana atuando no sudeste do Brasil, fazendo com que chuvas volumosas sejam registradas. 

No período entre 17 e 25 fevereiro, a Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês) aponta chuvas entre 30 e 40 milímetros em todo o Rio Grande do Sul, os menores volumes tendem a serem registrados no leste do estado. Também de acordo com o NOAA, entre o dia 25 de fevereiro e 4 de março, os volumes passam a ficar expressivos em todo o Rio Grande do Sul, com precipitações previstas entre 80 e 100 milímetros em todo o estado. "Esse mapa deve sofrer alguma mudança daqui pra frente", afirma o meteorologista, sinalizando que as irregularidades tendem a continuar acontecendo em todo o RS. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 17/02
Fonte: NOAA

 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

Inmet Gif - 17/02
Fonte: Inmet

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário